Paciente espera há cinco dias por cirurgia em Senador Canedo: ‘três filhos pra cuidar’
A mulher chegou na unidade com dor abdominal, náuseas, vômitos e icterícia

Uma paciente de 31 anos está internada há cinco dias no pronto-socorro Parque Alvorada, em Senador Canedo, esperando a transferência para realizar uma cirurgia. Thais Pereira da Conceição chegou na unidade às 18h03 do dia 22, com um quadro agudo de dor abdominal, náuseas, vômitos e icterícia (pele amarelada).
O diagnóstico é de colelitíase obstrutiva com indicação de Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE), um procedimento especializado para tratar a obstrução causada por pedras na vesícula. O relatório médico indica que a paciente foi contra-referenciada de outra unidade (Heapa) justamente por necessitar deste procedimento específico.
Apesar da situação, a paciente segue no leito apenas recebendo medicação para os sintomas. Em entrevista ao Mais Goiás, a irmã da paciente, Thainara Pereira, afirmou que Thais ainda aparenta ainda estar com a pele amarelada.
“Não está com dor, mais ainda está com icterícia. Ela tem três filhos, uma de onze, um oito e o mais novo de três anos e o marido ainda precisa trabalhar. Ela fez a tomografia hoje, mas não há previsão de cirurgia, é estressante”, disse Thainara.
A Secretaria Municipal de Saúde de Senador Canedo se pronunciou, afirmando que “a paciente foi submetida a uma tomografia, para verificar a localização do problema da vesícula. O resultado ainda não está pronto. Mas, com esse resultado vai ser definido se a cirurgia será feita em Senador Canedo ou em outro município, dependendo da complexidade.”
Leia também