DEFEITO

Paranaiguara, sul goiano, pode perder 875 vacinas por falha em refrigerador

Por falha técnica, equipamento deixou de manter as doses entre 2º e 8º, considerado o ideal

Segundo a CNN Brasil, a falha em um refrigerador colocou em risco 875 doses da vacina AstraZeneca, em Paranaiguara, cerca de 350 km de Goiânia. A prefeitura, revela o veículo, ainda tenta solucionar o problema, que foi identificado no dia 18.

As vacinas seriam destinadas a primeira e segunda doses em mais de 400 pessoas, número que representa cerca 8% da população (cerca de 10 mil habitantes, segundo IBGE). À CNN, a secretaria municipal de Saúde informou que o freezer parou de funcionar durante a madrugada, mas só no período da manhã a situação foi percebida. Ele deveria ter emitido um alarme, segundo a pasta.

Ainda segundo o veículo, o refrigerador foi enviado para perícia e as vacinas para análise, a fim de saber se ainda podem ser utilizadas. Destaca-se, o imunizante AstraZeneca precisa ser conservado entre 2º e 8º, mas ficou acima de 28º.

O portal Mais Goiás tentou contato com a prefeitura de Paranaiguara para saber se foi possível salvar as doses, mas não conseguiu retorno.

Em nota nas redes sociais, a prefeitura informou: “Devido a falha no refrigerador, várias doses ficaram comprometidas. O mesmo refrigerador passou por manutenção recentemente e se encontrava próprio para o uso. Estamos aguardando um novo laudo técnico do aparelho para ver o que ocasionou a falha.”