Pesquisa revela hábitos culturais da população de Goiânia; dados serão apresentados em evento gratuito
Evento acontece no dia 14 de agosto, na Vila Cultural Cora Coralina

No dia 14 de agosto, Goiânia recebe o “Cultura nas Capitais”, evento que apresenta os resultados da maior pesquisa já realizada sobre hábitos culturais nas 27 capitais brasileiras. A programação acontece na Vila Cultural Cora Coralina, a partir das 8h45.
O evento tem entrada é gratuita, com emissão de certificado de participação. As inscrições devem ser feitas no site agenciagalo.com.
A pesquisa foi realizada entre fevereiro e maio de 2024 e ouviu 19.500 pessoas com 16 anos ou mais. A coleta de dados foi conduzida pelo Instituto Datafolha e oferece um panorama inédito sobre o consumo cultural no país, revelando avanços, desigualdades e oportunidades para o setor. O levantamento é uma iniciativa da JLeiva Cultura & Esporte, por meio da Lei Rouanet com patrocínio do Instituto Cultural Vale e Itaú.
A programação será dividida em duas mesas de debate. A primeira aborda o tema “Acesso à cultura nas capitais: desigualdade e diversidade”, com participação de Adriana Godinho, diretora de ações formativas, difusão e acervo artístico-cultural da Secretaria de Cultura de Goiânia; Yara Nunes, secretária de Estado da Cultura de Goiás; e Gilmar Camilo, diretor da Vila Cultural Cora Coralina.
Na sequência, o foco será em “Hábitos culturais em Goiânia: música, espaços e eventos”, com a presença de Décio Coutinho, coordenador técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Goiás; Marci Dornelas, produtora teatral; e Pablo Lopes, gestor cultural.
João Leiva, coordenador da pesquisa Cultura nas Capitais, explica que os dados revelam o perfil sociodemográfico das pessoas que acessam (ou não) as atividades culturais em Goiânia, considerando fatores como gênero, escolaridade, raça, entre outros.
Para a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, a pesquisa chega em um momento importante para Goiás. “Em que estamos ampliando o diálogo com os territórios e fortalecendo políticas culturais baseadas em dados. Conhecer os hábitos culturais da nossa população é essencial para planejar ações mais eficazes e inclusivas”, pontua.
Além de Goiânia, o “Cultura nas Capitais” já passou por cidades como São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Boa Vista e Belém, e seguirá para outras capitais, incluindo Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Campo Grande e Cuiabá.
Confira a programação
8h45 às 9h – Credenciamento e café
9h às 9h10 – Abertura
9h10 às 11h00
Mesa 1 – Acesso à cultura nas capitais: desigualdade e diversidade
Adriana Godinho (Diretora de Ações Formativas, Difusão e Acervo Artístico Cultural da Secretaria de Cultura de Goiânia)
Yara Nunes (Secretária de Cultura de Goiás)
Gilmar Camilo (Diretor da Vila Cultural Cora Coralina)
11h às 11h15 – Intervalo – Café
11h15 às 13h
Mesa 2 – Hábitos culturais em Goiânia: música, espaços e eventos
Decio Coutinho (Coordenador Técnico do IPHAN em Goiás)
Marci Dornelas (Produtora teatral){
Pablo Lopes (Gestor cultural)
ANOTA AÍ
Seminário Cultura nas Capitais
Local: Vila Cultural Cora Coralina – Goiânia (GO)
Endereço: Rua 3, s/n, St. Central
Data e horário: quinta-feira, 14/08, das 8h45 às 13h
Gratuito
Inscrições: agenciagalo.com
LEIA TAMBÉM
GO ART 2025 divulga programação com 21 atrações musicais em Goiânia