Pix ganha ‘botão de contestação’ para vítimas de golpe; saiba mais
Botão de contestação do pix não valerá para casos de erro. Após contestação, instituições financeiras têm até sete dias para analisar caso

A partir desta quarta-feira (1º), o Pix passa a contar com um novo recurso: o “botão de contestação”, disponível diretamente no aplicativo dos bancos. A ferramenta faz parte do Mecanismo Especial de Devolução (MED) e foi criada para facilitar o processo de contestação em casos de fraude, golpe ou coerção.
Com o novo botão basta acionar a contestação no app para que a informação seja imediatamente enviada ao banco recebedor, que pode bloquear os recursos da conta do suspeito. O Banco Central (BC) explica que a medida dá mais agilidade ao processo e aumenta as chances de a vítima recuperar o dinheiro.
Após a contestação, as instituições financeiras têm até sete dias para analisar o caso. Se confirmarem que houve fraude, o valor deve ser devolvido em até 11 dias para a conta da vítima. Em situações de falhas operacionais no Pix automático, o prazo de devolução pode ser de até 24 horas.
O BC destaca que o “botão de contestação” não se aplica a erros de digitação, arrependimento ou desacordos comerciais. O recurso é válido apenas para transações envolvendo fraude, golpe ou coerção.
Segundo a Associação Brasileira de Bancos (ABBC), o novo mecanismo não aumenta a segurança antifraude em si, mas torna o processo mais rápido e transparente, permitindo que o cidadão acompanhe de forma digital a análise do caso e colabore no rastreamento do dinheiro.
Leia também
- Saiba as novas de regras do PIX que entraram em vigor em julho
- BC lança Pix Automático: Como funciona a nova modalidade de pagamento?
- PIX por aproximação começa a funcionar nesta sexta; saiba como fazer