PL de atenção à saúde mental para vítimas da Covid-19 é aprovado em Aparecida
Programa de lei envolve as pessoas que tiveram a doença e seus familiares

Projeto de Lei que institui programa de atenção à saúde mental de familiares e vítimas da Covid-19 é aprovada na Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia na última quinta-feira (22). A proposta considera que o impacto causado pelo estresse que a infecção provoca é preocupante. O programa de lei envolve as pessoas que tiveram a doença e seus familiares, assim como familiares que perderam pessoas próximas pela doença.
O PL de autoria vereador José Filho, preconiza ainda que o atendimento deve ser realizado de forma presencial ou de forma remota, por profissionais médicos, psicólogos, psiquiatras e equipes multidisciplinares capacitadas que podem ser treinadas pela Secretaria Municipal de Saúde.
A justificativa apresentada na matéria revela uma uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde (MS) no último ano com vítimas do vírus e constatou ansiedade em 86,5% dos participantes, transtorno de estresse pós-traumático em 45,5% e depressão grave em 16% dos entrevistados.
“Muitas famílias estão passando por essa pesada carga de estresse e ansiedade, com vários casos decorrentes das perdas econômicas, profissionais e afetivas, o que eleva consideravelmente o número de pessoas com doenças mentais, pensamos em propor um programa que irá contribuir para a melhoria do cuidado com a saúde mental neste momento de crise”, justifica o vereador José Filho.