PM prende seis suspeitos de praticar garimpo ilegal em Luziânia
A ação foi durante um patrulhamento e fiscalização no Rio Vermelho

Equipes do Batalhão de Operações Ambientais (BPMOA) prenderam seis pessoas na quarta-feira (28) em uma operação contra o garimpo ilegal em Luziânia. Durante um patrulhamento e fiscalização no Rio Vermelho, as equipes abordaram dois grupos de indivíduos que realizavam a extração de minério de forma irregular.
No decorrer da abordagem, foi constatado que os envolvidos não tinham licença ou autorização legal para o exercício da atividade. Os agentes realizaram a vistoria no local e apreenderam diversos materiais utilizados na extração ilegal, como um motor bomba, quatro bateias, oito pás de bico, mangotes, bem como uma arma de fogo sem documentação legal.
Com o flagrante delito, foi dada voz de prisão aos envolvidos, que foram conduzidos com o material apreendido à Central de Flagrantes de Luziânia para as providências legais cabíveis. Eles não tiveram as identidades divulgadas.
O garimpo ilegal causa consequências como desmatamento, contaminação hídrica e do solo por mercúrio, perda de biodiversidade e emissão de gases do efeito estufa. Socialmente, pode provocar a invasão de terras indígenas, violência, desestruturação comunitária e até problemas de saúde.
LEIA TAMBÉM:
- Helicóptero apreendido e R$ 24 milhões bloqueados: PF apura extração ilegal de manganês em Goiás
- Operação prende 16 por garimpo ilegal e trabalho análogo à escravidão, em Goiás
- Polícia realiza operação contra garimpo ilegal na zona rural de Faina