FURTO DE COBRE

PM registra furto de cabos de usina solar, em Jaraguá

Criminosos levaram todo o cabeamento da empresa

A Polícia Militar (PM) em Jaraguá registrou, nesta semana, um furto em usina solar, localizada em uma propriedade rural do município, conhecida como Fazenda Prainha, nas proximidades do trevo da BR-153 com a GO-080. Os criminosos levaram todo o cabeamento da empresa, como cabos solares de 6 mm e cabos de cobre tipo HEPR 95 mm.

Segundo informações, a última ronda de monitoramento no local ocorreu por volta das 19h30 do dia 15, e o crime só foi percebido na manhã do dia seguinte, por volta das 7h, quando um funcionário chegou e encontrou o local revirado. A tela do alambrado da Usina Prainha 2 havia sido cortada, assim como o alambrado da própria usina, indicando arrombamento.

Os funcionários não fizeram nenhuma manutenção após o crime para não comprometer os vestígios. Foram encontrados rastros no solo que levam à estrada de acesso à Goianésia, marcas de mão em uma placa, uma camiseta gola “O”, e uma sacola plástica com bananas. O caso foi registrado e será investigado pela polícia.

No início do ano, dois homens foram flagrados por câmeras de segurança enquanto furtavam cabos de placas solares em uma usina no Parque Alvorada, em Senador Canedo. O crime ocorreu em um momento em que a usina estava fechada. Com o rosto coberto, os suspeitos cortaram a cerca que cercava a usina e foram direto ao local onde estavam os cabos.

Com um alicate, a dupla cortou os fios que estavam dentro de uma caixa e, em seguida, começou a andar entre as placas solares, puxando a fiação. Aos poucos, os dois jogaram os cabos pela cerca até conseguirem furtar tudo. De acordo com o proprietário da usina, o prejuízo estimado é de cerca de R$ 120 mil, já que os criminosos levaram aproximadamente dois metros e meio de cabos, além de outros fios de cobre, bobinas, conectores e inversores.

LEIA TAMBÉM: