Trafego

Prefeitura de Goiânia vai instalar cancelas automáticas para fechar Marginal Botafogo e Avenida 87 em dias chuvosos

O prefeito Sandro Mabel (União Brasil) anunciou, nesta sexta-feira (26), a adoção de novas medidas…

O prefeito Sandro Mabel (União Brasil) anunciou, nesta sexta-feira (26), a adoção de novas medidas preventivas para o período chuvoso em Goiânia. Entre as ações está a compra de cancelas automáticas, semelhantes às utilizadas em passagens de trem, que serão instaladas na Marginal Botafogo e na Avenida 87, vias que frequentemente registram alagamentos.

O objetivo é agilizar o processo de interdição e impedir que motoristas, motociclistas e pedestres transitem em áreas de risco durante temporais. De acordo com o prefeito, as cancelas serão acionadas pela Defesa Civil assim que for detectada a aproximação das chuvas. “Temos que ter um trabalho ordenado. Notou a aproximação da chuva, o nosso pessoal já deve estar posicionado para o fechamento, a respeito do pico das chuvas que é, em média, de 30 minutos”, explicou.

Além do fechamento de vias, Mabel determinou que seja feito um traçado de rotas alternativas para garantir a segurança no trânsito durante os temporais. A prefeitura também instalará placas de alerta em pontos críticos, intensificará a limpeza de bueiros e bocas de lobo e promoverá campanhas educativas.

O trabalho orientativo incluirá panfletos, vídeos e visitas da Defesa Civil para conscientizar motoristas e pedestres sobre os riscos de trafegar em áreas alagadas.

Defesa Civil Alerta

O prefeito reforçou ainda a importância do novo radar meteorológico, adquirido em parceria com o Governo de Goiás, que auxiliará na divulgação em massa de avisos preventivos. Neste sábado (27), a Defesa Civil Municipal realizará um teste experimental de envio de mensagens de emergência para celulares em toda a capital. A ação faz parte da implantação do Defesa Civil Alerta (DCA), ferramenta do governo federal que passará a funcionar oficialmente a partir de 1º de outubro.

Mabel afirmou que o conjunto de ações busca reduzir os riscos para a população e antecipar a resposta do poder público. “Muitas ideias novas surgiram e nós vamos colocá-las em prática. O objetivo é fazer com que Goiânia esteja cada vez mais protegida”, declarou.