CAIXA ELETRÔNICO

Preso casal suspeito de golpes em idosos em Goiás, DF, ES, PR e RJ

Dupla faria parte de uma associação criminosa especializada em crimes de furto mediante fraude e estelionato na modalidade retenção e troca de cartões das vítimas

Foi preso, no último sábado (30), no Distrito Federal, um casal suspeito de integrar uma associação criminosa especializada em crimes de furto mediante fraude e estelionato na modalidade retenção e troca de cartões das vítimas, sendo a maioria idosos. A dupla atuava em todas as regiões do País, mas teria praticado golpes, entre agosto e setembro, em Goiás, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Paraná e Espírito Santo.

Delegado-chefe da 1ª Delegacia de Polícia Civil do DF, Antônio Dimitrov detalha a ação dos acusados. Segundo ele, os supostos golpistas instalavam um mecanismo para travar o cartão das vítimas nos caixas de autoatendimento. Em seguida, eles se aproximavam e persuadiam esses clientes com orientações enganosas, como a realização do suposto bloqueio do cartão retido na máquina.

“A mulher golpista se aproximava das vítimas e começava a dar orientações para realizar o suposto bloqueio do cartão, e fornecia um telefone falso de uma central de atendimento. Do lado de fora da agência, um comparsa orientava a vítima a digitar os dados no terminal. Nesse momento, a criminosa anotava os dados, enquanto a vítima realizava a suposta operação. Em seguida, a mulher distraía a vítima, enquanto um comparsa entrava na agência e subtraía o cartão da máquina, deixando outro no local”, explica.

Com o cartão e os dados das vítimas, o grupo fazia transações para contas de laranjas ou, então, comprava produtos de alto valor. Somente em julho deste ano, o casal teria causado um prejuízo de R$ 15 mil a uma vítima na Asa Sul.

Os dois suspeitos, que não tiveram os nomes revelados, foram levados à carceragem da PCDF, onde permanece à disposição da Justiça.