PRF e Receita já apreenderam mais de 800 canetas emagrecedoras contrabandeadas em Goiás
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Receita Federal apreenderam, este ano, mais de 800…

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Receita Federal apreenderam, este ano, mais de 800 unidades de canetas emagrecedoras contrabandeadas, a maioria vinda do Paraguai, em Goiás. Os itens estavam armazenados no depósito da receita, em Goiânia, em carros lacrados, e serão destruídos.
Conforme as autoridades, a carga ilegal, que também incluía ampolas com o mesmo princípio ativo, era transportada de forma precária em carros de passeio, escondida em porta-malas e até mesmo despachada em ônibus, sem a refrigeração adequada, crucial para a eficácia e segurança do produto. Auditor-fiscal da Receita Federal em Goiás, Casimiro Neto disse que a mercadoria será encaminhada para a destruição, uma vez que não é possível ter certeza de como estão os produtos, devido à forma como eram transportadas.
“Essas canetas eram transportadas em veículos de passeio, no porta-malas, e já tivemos situações de pessoas transportando no bolso, sem refrigeração, e despachadas em ônibus”, afirma também o inspetor da PRF, Victor Rustiguel à TV Anhanguera.
Já as pessoas que transportam as canetas podem responder por contrabando ou descaminho, ou crimes contra a saúde pública, conforme o inspeto. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autoriza, com receita médica, determinadas marcas de canetas emagrecedoras. Elas são para uso individual e devem estar refrigeradas em no máximo 8°C.