SUSTENTABILIDADE

Projeto ambiental Cidade Verde amplia programa Catalão Ecológica

Investimento total é de R$ 8 milhões e a previsão é de conclusão em 12 meses

O projeto ambiental Cidade Verde, que faz parte do programa Catalão Ecológica, está em fase final da primeira etapa. Segundo a administração municipal, as obras da represa do Parque Ecológico Severo Gomides Neto já estão concluídas.

Este parque é construído entre os bairros Loteamento Vale do Sol, Paineiras e Condomínio Solar das Américas, na várzea do Córrego das Madres. Junto com o Parque Paquetá, que aproveita reserva existente ao redor da lagoa do mesmo nome, está um projeto de um grande lago do Cidade Verde, com área de 32.849 m².

Além disso, estão incluídas áreas de convivência com quiosques, playground, quadras poliesportivas e de áreas iluminadas, ciclovia, pista de caminhada, academia de ginástica e minibosque. O investimento total é de R$ 8 milhões e a previsão é de conclusão em 12 meses.

Vale citar, o lago também será de uso social para prática de esportes e recreação. A prefeitura explica que a sua dimensão, em situação normal, será de 32.849 m², com um volume de água de 50 mil m². Em “cheia”, o espelho d’água ocupará 43.487 m²; e, em caso de máxima cheia, 79.376 m² de área, com um volume total de 246.204 m². Trata-se do maior lago urbano de Goiás.

Além disso, haverá ciclovia com 2 m de largura e pista de caminhada com 1,5 m. Estas terão extensão de 740 m e acompanharão os dois bordos do lago. Vale citar, haverá interligação com uma pista de lazer já existente, o que permitirá o contorno total do lago. Tudo isso com iluminação de LED.

Em relação as áreas de convivência, serão cinco: de tipos diferentes e para todas as faixas etárias. Estas poderão ser esportivas e de contemplação. A gestão esclarece, ainda, que o parque contará com vegetação diversa, com espécies predominantes do cerrado, inclusive, exóticas, mais, ainda, árvores isoladas e “cortinas” vegetais. A área paisagística é de aproximadamente 29.560,18 m².