HOMENAGEM

Projeto propõe que trincheira em GO próxima ao Oscar Niemeyer receba o nome de Maguito Vilela

Obra em elaboração pela Goinfra poderá homenagear ex-governador

O deputado estadual Virmondes Cruvinel (União Brasil) apresentou um projeto de lei para denominar a trincheira em fase de projeto executivo no km 1 da Rodovia GO-020 como “Complexo Viário Governador Luiz Alberto Maguito Vilela”. A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) para distribuição à relatoria.

Cruvinel destaca que a obra, planejada pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), tem como objetivo melhorar a fluidez do tráfego em uma das principais vias de acesso a Goiânia. A trincheira será construída nas proximidades do Centro Cultural Oscar Niemeyer.

“A obra encontra-se atualmente em fase de elaboração de projeto executivo, sendo oportuna a denominação neste momento para que a homenagem seja incorporada desde o desenvolvimento do projeto até a inauguração”, afirmou.

O parlamentar ressaltou ainda que a iniciativa busca homenagear um dos principais nomes da política goiana. “A localização da edificação, nas imediações do Centro Cultural Oscar Niemeyer, um dos principais espaços culturais do Estado projetado por Oscar Niemeyer, torna ainda mais apropriada a homenagem, conectando a memória do estadista goiano a um marco da arquitetura e da cultura brasileira”, disse.

Trajetória política

Luiz Alberto Maguito Vilela nasceu em Jataí, em 1949, e iniciou sua carreira política em 1976 como vereador. Ocupou cargos em todas as esferas da vida pública: deputado estadual (1983-1987), deputado federal (1987-1991), vice-governador (1991-1995), governador de Goiás (1995-1998), senador (1999-2007) e prefeito de Aparecida de Goiânia por dois mandatos (2009-2017).

Em 2020, Maguito foi eleito prefeito de Goiânia no segundo turno, mas não chegou a assumir presencialmente o cargo, já que estava internado para tratar complicações da covid-19. Foi empossado virtualmente, no dia 1º de janeiro de 2021, e faleceu dias depois. O vice, Rogério Cruz (Solidariedade), assumiu a prefeitura.

Para o deputado Virmondes Cruvinel, a homenagem é uma forma de perpetuar a memória de um político que dedicou a vida ao desenvolvimento de Goiás. “Maguito mantinha vínculos estreitos com Goiânia, tendo representado a região como deputado estadual e federal e, mais tarde, eleito prefeito da capital”, reforçou.