APROVADA

‘Realização de um sonho’: aluna aprovada em 1º lugar em Medicina na UFG garante vaga na USP

Giovanna avalia a possibilidade de se mudar para São Paulo

Após cinco anos se dedicando ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a estudante Giovanna Fagundes, de 22 anos, colhe os frutos do esforço. Aprovada em primeiro lugar em Medicina na Universidade Federal de Goiás (UFG), a jovem também conquistou uma vaga no curso de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), desta vez na segunda chamada do processo seletivo Enem-USP, divulgada nesta terça-feira (3). A aluna descreveu a aprovação na universidade paulista como “a realização de um sonho antigo”.

“Quando eu era mais jovem e muito sonhadora, a USP representava um sonho profundo, quase idealizado, muito comum entre vestibulandos de Medicina”, contou Giovanna à reportagem do Mais Goiás.

Com o passar dos anos, no entanto, a perspectiva foi mudando. Natural de Goiânia e muito ligada à família, Giovanna afirma que o amadurecimento pessoal a fez repensar a ideia. “Percebi que me mudar para outro estado, longe da minha família – à qual sou muito apegada – seria um desafio grande. Nesse processo, a UFG ganhou cada vez mais espaço no meu coração e se consolidou como o meu principal objetivo”, explica.

Estratégia para manter caminhos abertos

Durante os últimos anos, Giovanna manteve as possibilidades abertas. Ela utilizava a mesma nota do Exame Nacional do Ensino Médio para concorrer tanto à UFG quanto à USP, após a universidade paulista separar o ingresso via Enem do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

“Isso me permitia manter as possibilidades abertas, sem precisar tomar uma decisão definitiva naquele momento”, conta. Ao longo dos anos, Giovanna manteve o foco quase exclusivo em universidades públicas e fez do Enem sua principal porta de entrada. “Sempre busquei instituições que estivessem alinhadas com meus objetivos pessoais e acadêmicos”, afirma.

A escolha entre USP e UFG

Agora, diante das duas aprovações, a estudante vive um momento de reflexão. Segundo ela, a decisão sobre onde estudar está sendo avaliada em conjunto com a família.

“Existe, sim, essa possibilidade [de se mudar para São Paulo]. Estou conversando bastante com meus pais e, juntos, estamos avaliando com cuidado todos os aspectos envolvidos. Estamos buscando chegar a um consenso, mas confesso que essa ainda é uma decisão muito emocional, e meu coração também está participando desse processo”, admite.

Encerramento de um ciclo

“Ser aprovada na USP representa a realização de um sonho antigo, de quando eu era mais jovem e comecei a trilhar o caminho como vestibulanda de Medicina. É algo que conversa diretamente com a minha ‘eu’ do passado, muito esperançosa e sonhadora”, reflete.

Giovanna diz que a sequência de conquistas – o primeiro lugar na UFG e, logo depois, a aprovação na USP – encerra com chave de ouro um ciclo marcado por muitos sonhos, esforço e espera.

“Foi um sentimento indescritível. Algo que ultrapassou completamente tudo o que eu havia sonhado. Foi uma mistura de felicidade, surpresa, gratidão e realização – algo que superou qualquer expectativa que eu já tive”, resume.