PREVENÇÃO

Rede privada em Goiânia recebe vacina contra Dengue nesta semana

Imunizante protege os tipos 1, 2, 3 e 4 da doença e é indicada para pessoas de 4 a 60 anos, sendo duas doses com 3 meses de intervalo

Chega a Goiânia, nesta semana, uma nova vacina contra o vírus da Dengue. A informação foi confirmada ao Mais Goiás pela presidente do Sindicato dos Laboratórios de Análises e Banco de Sangue do Estado de Goiás (Sindilabs-GO), Christiane do Valle. Inicialmente, o imunizante estará disponível, apenas, na rede privada do município.

Trata-se da Qdenga (TAK-003), do laboratório japonês Takeda Pharma. A expectativa é que ela já esteja liberada na capital até a próxima sexta-feira (30). Segundo a presidente, é a primeira vacina válida para quem nunca entrou em contato com o vírus da Dengue.

Em relação a valores, Christiane diz que “ainda está em definição”. Ela acredita que o valor fique entre R$ 450 a R$ 600, mas vai depender da negociação.

A sindicalista, contudo, reforça a importância da vacinação, quando esta já estiver disponível. “Em 2023, até maio, já foram registrados mais de 800 mil casos de dengue no Brasil. Embora muitas vezes sejam casos leves, a doença pode evoluir para sua forma grave e pode acometer desde o bebê até o idoso, por isso é tão importante a prevenção, e estamos buscando o quanto antes as doses para atender os laboratórios em Goiânia.”

Ainda sobre a Qdenga, a vacina é válida para pessoas que nunca entraram em contato com o vírus da Dengue. Ela protege os tipos 1, 2, 3 e 4 da doença e é indicada para pessoas de 4 a 60 anos, sendo duas doses com 3 meses de intervalo.

Inicialmente, a vacinação será aplicada apenas na rede privada, como clínicas e laboratórios com habilitação para tal. Segundo Christiane, os planos de saúde ainda não estão realizam a cobertura.