Redemoinho gigante de poeira impressiona moradores de Rio Verde
Fenômeno durou cerca de cinco minutos

Uma moradora de Rio Verde registrou um redemoinho gigante de poeira que durou cerca de cinco minutos, nesta segunda-feira (11). Segundo o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, o tempo quente e seco em Goiás favorece o surgimento de redemoinhos.
O Cimehgo informou que o fenômeno ocorre quando correntes de ar com sentidos opostos se encontram em solo aquecido. De acordo com o órgão, o vento tende a ganhar velocidade, girar e empurrar o turbilhão de poeira até metros de altur com duração de minutos ou segundos.
André Amorim explicou que os redemoinhos são comuns nesta época do ano e que acontecem com mais frequência na zona rural. Conforme o gerente do Cimehgo, as construções nas cidades interferem na direção dos ventos e, por isso, dificulta a formação do fenômeno.
Embora os redemoinhos aconteçam em poucos minutos eles são capazes de levantar e arrastar pequenos objetos. “Por isso é importante que as pessoas não brinquem com eles, pois pode acontecer algum problema, fora a poeira que ele gera”, destacou André Amorim.