EDUCAÇÃO

Reitor da UFG, Edward Madureira diz que não irá se candidatar em 2022

O reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira, descartou na manhã desta terça-feira…

O reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira, descartou na manhã desta terça-feira (18) a possibilidade de se candidatar na eleição de 2022. Desfiliado do PT desde 2018, quando concorreu ao cargo de reitor da instituição, Madureira diz que não tem intenção de se refiliar – embora tenha projeção no meio educacional.

“Não tenho a intenção de me candidatar em 2022 a nenhum cargo. Inclusive estou desfiliado há bastante tempo. Quero continuar lutando pela universidade pública”, aponta. À frente da entidade, Edward tem feito reuniões com parlamentares e representantes do Ministério da Educação para tentar reverter cortes nas universidades.

Cúpula

A cúpula do PT é cautelosa ao tratar do assunto, mas não descarta o retorno de Madureira ao partido. Existe inclusive uma ala de petistas que defende que o reitor se candidate a governador. Nas eleições de 2014, quando se candidatou a deputado federal, o reitor obteve expressiva votação, com 58.865 votos, mas não foi eleito.

O deputado federal Rubens Otoni (PT) lembra que o reitor não tem filiação partidária e que, portanto, o assunto só poderá ser discutido depois que Madureira se desincompatibilizar do cargo.

A presidente estadual do PT, Kátia Maria, afirma que o momento não é de se discutir a composição de candidaturas para 2022, e sim e de cobrar o governo federal por mais vacinas e auxílio emergencial. “O PT foi criado para ser instrumento de transformação da sociedade neste momento está imbuído na defesa das pessoas que mais precisam”, diz.

Reitoria da UFG

O atual reitor apoia Sandramara Chaves, da chapa “UFG Viva”na eleição que vai escolher o próximo reitor da instituição. Ela disputa com Maria Fioravantis, da chapa “Movimenta UFG”. O sufrágio acontece nos dias 8 e 9 de junho.

Além de reitor, Edward é presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).