RECONHECIMENTO

Religiões de matrizes africanas são celebradas em sessão especial na Câmara Municipal de Goiânia

Na sessão, foram entregues Diplomas de Honra ao Mérito a representantes de religiões de matriz africana e afro-brasileiras

Sessão especial na Câmara Municipal de Goiânia (Foto: Divulgação)

A Câmara Municipal de Goiânia realizou, nesta quinta-feira (28/11), Sessão Especial em Comemoração ao Dia Municipal das Religiões de Matrizes Africanas, celebrado no dia 21 de novembro, conforme lei nº 10.894, de 05 de janeiro de 2023, de autoria do vereador Léo José. Na ocasião, foram entregues Diplomas de Honra ao Mérito a representantes de religiões de matriz africana e afro-brasileiras.

Para o Mestre Juremeiro Kleber da Silva Damasceno, a homenagem mostra que os povos de terreiro estão organizados e possuem representatividade. “Estar aqui é um privilégio, pois muitos no passado não tiveram essa oportunidade de serem lembrados, como nós estamos sendo hoje. Então não estamos sós, representamos uma gama de pessoas que foram perseguidas”, afirmou.

Babá de Ifá, Ismaila Fassassi compartilhou que a união é o caminho para a defesa de pautas e defesa dos povos de terreiro. “Após o reconhecimento é preciso seguir, e nós precisamos estar aqui hoje e sempre para apoiar quem nos apoia”, apontou.

Um dos homenageados, sacerdote Mestre André lembrou que o reconhecimento é importante para o enfrentamento à intolerância. “Infelizmente, ainda convivemos com o desrespeito aos locais de culto e suas liturgias”, destacou. “O Brasil tem a obrigação de assegurar a todas as pessoas o direito de manifestação de crença religiosa, individual ou coletivamente, em público e privado”, assinalou.

“Trata-se de reconhecimento a estes cidadãos de suma importância para a sociedade, que resignificam a cultura africana promovendo a conscientização sobre o respeito à diversidade religiosa e combatendo o preconceito e a intolerância, o que fortalece a identidade afro-brasileira”, diz o autor da propositura da homenagem, vereador Léo José.