Secretário de Itumbiara, Thales Machado atira contra os filhos e tira própria vida na sequência
As duas crianças morreram no Hospital Municipal Modesto de Carvalho. Uma tinha 12 e outra 8 anos

(Notícia atualizada às 14h11) O secretário de Governo da prefeitura de Itumbiara, Thales Machado, morreu nesta quinta-feira (12) após atirar contra os próprios filhos. A criança mais velha, de 12 anos, faleceu minutos depois de dar entrada no Hospital Municipal Modesto de Carvalho (HMMC). O mais novo, de oito anos, foi levado para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e veio a óbito horas depois.
Thales também teria intenção de atear fogo à residência da família. Vizinhos que encontraram as duas crianças baleadas – e ainda com vida – constataram a presença de gasolina jogada em vários cômodos da casa, situada em um condomínio fechado da cidade. A informação foi confirmada ao Mais Goiás por uma fonte ligada à investigação, a qual pediu para não ser identificada.
Ainda não se sabe por qual motivo o secretário não conseguiu incendiar o imóvel. O caso está sendo investigado pela polícia.
- Morre segundo filho baleado por secretário Thales Machado, em Itumbiara
- Secretário de Itumbiara que matou filhos elogia paternidade em vídeo de Dia dos Pais

Na noite de quarta-feira (11), horas antes da tragédia, Thales fez uma publicação em uma rede social com declarações de amor aos filhos. Um deles fazia uma aula de luta, enquanto o outro desenhava num caderno, no colo do pai. Na postagem, ele manifestou seu carinho pelos jovens. “Que Deus abençoe sempre, meus filhos… Papai ama muito”, escreveu.
Thales Machado era genro do prefeito Dione Araújo, que teve as redes sociais invadidas por manifestações de apoio. “Que Deus conforte. Que tragédia”, escreveu a seguidora Julianna Sena na última publicação feita por Dione, um vídeo que trata de um programa municipal de saúde. “Que tristeza na vida dessa família e dessa cidade”, escreveu Carla Maragno.
Uma outra seguidora publicou uma reflexão sobre o assunto: “o machismo mata e não só mulheres. Pra punir a mulher ele tira vida dos próprios filhos, duas crianças que teriam uma vida pela frente, porque o pai, um adulto de 40 anos não consegue conviver com a frustração de ter sido traído e simplesmente por um fim na única coisa que resolveria que era o divórcio e mais nada. Que ele pague na eternidade!”.
Prefeito de Itumbiara infartou?
Um secretário da administração municipal afirmou ao Mais Goiás, na manhã desta quarta-feira (12), que é falsa a informação que circulou em redes sociais de que o prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, sofreu um infarto ao ser informado de que o genro dele atirou contra os filhos e tirou a própria vida, em seguida. A conversa com o secretário aconteceu por volta do meio-dia, momento em que Dione estava no velório do neto Miguel, de 12 anos, acompanhado do governador Ronaldo Caiado, da primeira-dama Gracinha Caiado, do vice-governador Daniel Vilela e do deputado federal Daniel Agrobom.

Dia dos pais
Meses antes da tragédia desta quinta-feira (12), Thales publicou um vídeo nas redes sociais celebrando o Dia dos Pais e descrevendo a paternidade como “o papel mais gratificante da vida”. A mensagem foi divulgada em agosto do ano passado e voltou a circular nas redes sociais após o crime.
No vídeo, o secretário municipal destacou o orgulho de ser pai e falou sobre dedicação à família. “Hoje é um dia especial para celebrar aqueles que nos inspiram com amor, força e dedicação. Como pai, sei que não é um papel fácil, mas é, sem dúvida, o mais gratificante da vida. Ser presente, ensinar, cuidar e aprender junto com os filhos é um privilégio que agradeço todos os dias”, declarou na ocasião. Ele ainda desejou felicitações a outros pais: “Feliz Dia dos Pais para nós”.
Veja abaixo o vídeo postado pelo secretário horas antes da tragédia
“Dor irreparável”, diz Daniel Vilela sobre tragédia em Itumbiara
Políticos e personalidades importantes manifestaram solidariedade à família e lamentaram a tragédia que chocou Itumbiara. Entre elas o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB)
“Recebi com profunda tristeza a notícia da tragédia que atingiu a família do meu amigo e prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, nesta quinta-feira”.
E continuou: “Neste momento de dor irreparável, manifesto minha solidariedade ao querido prefeito, aos familiares e amigos, desejando que encontrem força e amparo para enfrentar tamanha perda. Que Deus conforte o coração de todos”.