Comércio

SHEIN em Goiânia: CDL vê “concorrência desleal” e orienta lojistas a aproveitarem o “boom” de consumo

Cenário entretanto, pode ser oportunidade, diante do movimento intenso que a marca chinesa pode gerar na cidade

A chegada da loja física temporária da SHEIN em Goiânia, no Shopping Bougainville, entre os dias 16 e 20 de julho, acendeu o alerta no comércio goianiense. Para Felipe Teles, coordenador da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Goiânia, a movimentação representa uma oportunidade, mas também exige vigilância, especialmente quanto à concorrência considerada desleal por parte de grandes plataformas internacionais.

“É importante a gente considerar que a principal dor do comércio em relação a essas marcas chinesas, seja a SHEIN, AliExpress ou qualquer outra dessas grandes empresas, é a própria concorrência desleal. O lojista aqui da capital, o lojista aqui no Brasil, precisa se responsabilizar com o pagamento de tributos, o pagamento da mão de obra, o pagamento de várias obrigações fiscais, trabalhistas”, salienta Felipe em entrevista ao Mais Goiás.

“O produto importado chega sem essas contribuições. Isso gera uma concorrência desleal em relação ao comércio local e também uma forma de evasão, porque todos os valores pagos acabam indo pro exterior”, explica.

O coordenador da CDL destaca que a instalação física da SHEIN em Goiânia, sua primeira no Centro-Oeste, obriga a empresa a seguir a legislação brasileira, incluindo normas tributárias, trabalhistas e de defesa do consumidor. Ele observa que a presença no território nacional, com loja física, traz também obrigações como o respeito ao Código de Defesa do Consumidor, fiscalização do Procon, e combate à venda de produtos falsificados ou com uso indevido de marcas registradas.

A pop-up store da SHEIN terá 700 m², com mais de 13 mil peças à venda e previsão de atrair até 3 mil visitantes por dia. A loja funcionará mediante agendamento pelo Sympla e vai oferecer até 20% de desconto nas compras, além de brindes e ativações promocionais.

Diante desse cenário, Felipe Teles acredita que os lojistas locais devem aproveitar o movimento intenso gerado pela presença da marca para reagir com inteligência. “É uma boa oportunidade para o lojista explorar o interesse do consumidor, oferecendo promoções e experiências personalizadas. Julho não tem uma grande data comemorativa, mas é um mês de férias escolares, e isso pode ser explorado comercialmente.”

De acordo com ele, o grande diferencial do comércio local está na relação próxima com os clientes. “O lojista daqui conhece o público, sabe o que vende, tem atendimento mais humanizado. Talvez a SHEIN não consiga reproduzir isso em cinco dias. Por isso, é hora de valorizar esse vínculo e mostrar sua força.”

Por fim, Felipe Teles reforçou que a CDL Goiânia acompanhará os desdobramentos da instalação da SHEIN na cidade. “Seguiremos atentos, em defesa do comércio local, do setor de serviços e do empreendedorismo. Vamos divulgar informações e orientar os lojistas para que sigam competitivos e preparados.”