Coluna do João Bosco Bittencourt

Sindicato teme novas demissões em indústria de Catalão

Possibilidade foi comunicada pela própria empresa durante reunião com sindicalistas

Clima de apreensão entre os trabalhadores da fábrica John Deere, em Catalão. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, a montadora de máquinas agrícolas estuda a demissão de aproximadamente 250 funcionários do turno da noite.

Pelas redes sociais, na última terça-feira (4), a entidade revelou que devido à queda na produção de pulverizadores, a empresa sinalizou que poderá fazer uma readequação do número de operários a partir de agosto. De acordo com o sindicato, o risco de demissões foi admitida pela própria John Deere durante uma reunião com os sindicalistas realizada na terça-feira, 4 de julho, nas tratativas da campanha salarial 2023/2024.

Em resposta, o sindicato sugere que a montadora lance mão do sistema de layoff – suspensão temporária de contratos de trabalho ou a redução da remuneração e da jornada de trabalho. Assim, haveria a possibilidade de afastamentos ou redução de jornadas sem demissões. A empresa, ainda segundo a entidade, prometeu analisar a ideia, mas sem descartar as demissões. A John Deere diz que a medida decorre do baixo volume de produção na empresa, causado pela alta dos juros.