Sudoeste e Sul de Goiás podem ter temperaturas de 1ºC nesta quinta
Capital deve ter mínima de 6ºC; temperatura é resultado de massa de ar frio polar

As regiões Sudoeste e Sul de Goiás podem ter temperaturas de 1ºC nesta quinta-feira (19), dia mais frio da semana. Os prognósticos chegaram a ficar abaixo do 0ºC, no fim de semana, mas as condições, segundo André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) mudaram.
De acordo com ele, Mineiros e Jataí devem registrar essas mínimas de 1ºC a 2ºC. Já Goiânia, que até a última semana tinha previsão de 5ºC na quinta, agora pode ter 6ºC a 8ºC pela manhã. “Na zona rural, pela circulação de ventos, ainda pode fazer 5ºC”, avalia André.
Ele lembra que, nesta terça-feira (17), já houve uma queda na temperatura da capital, com mínima de 16ºC. A previsão para quarta-feira (18) é ainda mais rígida: 10ºC.
“Já é resultado de uma massa de ar frio de origem polar (que vem dos polos) que chega a partir de amanhã (quarta-feira)”, explica o gerente do Cimehgo. Segundo ele, existe um ciclone no Sul do País, ao lado do Rio Grande do Sul, que servirá como propulsor para essa massa de ar frio, fazendo-a chegar mais rápido e mais forte.
Ele destaca que, até mesmo Palmas (TO), que tem temperaturas mais altas, deverá chegar a 13ºC na quinta por causa dessa massa polar.
Segundo boletim do Cimehgo, as baixas temperaturas, em Goiás, poderão afetar diretamente os setores da agricultura, piscicultura e pecuária. Outro setor de preocupação é o social, em relação a população em situação de vulnerabilidade.
Campanha contra o frio
A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e o Gabinete de Políticas Sociais (GPS) deram início a campanha Aquecendo Vidas, que vai distribuir, inicialmente, 70 mil cobertores adquiridos pelo Governo do Estado, neste ano. O projeto irá arrecadar agasalhos novos e usados por meio de parceria com empresas e instituições para distribuir ao longo dos períodos mais frios para entidades sociais, famílias vulneráveis, pessoas em situação de rua e refugiados.
Desde o último dia 9 o governo recebe doações nove pontos de parceiros e idealizadores em Goiânia. São eles:
- OVG (Rua T-14, Setor Bueno)
- Palácio Pedro Ludovico Teixeira (Rua 82, nº 400, Centro)
- Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) (Rua 260, Setor Leste Universitário)
- Corpo de Bombeiros (Avenida C-206, Jardim América)
- Saneago (Avenida Fued José Sebba, nº 1245, Jardim Goiás)
- Enel (Rua Gileno Godói, 02, Quadra A37, 505, Jardim Goiás)
- Shopping Bougainville (Rua 9, nº 1855, Setor Marista)
- Shopping Cerrado (Avenida Anhanguera, nº 10.790, Setor Aeroviário)
- Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg) (Rua 14, nº 50, Setor Oeste)