Interdições preventivas

Tempestade atinge Goiânia e força bloqueios preventivos em áreas de risco

Vias foram bloqueadas por precaução e liberadas após redução do nível da água, segundo a SET

A chuva forte que caiu sobre Goiânia na tarde e noite de terça-feira (16) colocou equipes da Prefeitura em alerta e exigiu ações rápidas em pontos considerados críticos da capital. O monitoramento foi feito em tempo real e resultou em medidas preventivas para evitar acidentes e riscos. Um dos pontos de atenção foi a Marginal Botafogo, na altura da Avenida Goiás, onde o nível do córrego Capim Puba subiu rapidamente após o volume de chuva. Por segurança, o trecho precisou ser interditado por cerca de 20 minutos, principalmente para evitar riscos a motociclistas que trafegavam pelo local.

Segundo a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), a decisão foi tomada após a formação de forte enxurrada na via. Agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) atuaram no bloqueio até que o nível da água baixasse e a situação fosse considerada segura para liberação do trânsito.

O acompanhamento das chuvas começou antes mesmo do pico da tempestade. Informações meteorológicas repassadas pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) permitiram que equipes da SET, Defesa Civil, GCM e Corpo de Bombeiros se posicionassem nos principais pontos de risco da capital.

Imagem da interdição em pontos de risco
Prefeitura manteve equipes em alerta após volume de chuva chegar a 32 milímetros em algumas regiões da capital (Fotos: Alex Malheiros/GCM/SET)

Leia mais

Vias em áreas de risco foram interditadas preventivamente

Durante a tarde, foi emitido um alerta severo para a Região Oeste de Goiânia, além da Rua 87 e da Marginal Botafogo. De acordo com a Defesa Civil, esse tipo de alerta é utilizado para dar tempo à população de se prevenir, antes que a situação chegue a um nível mais grave.

Conforme dados do Cimehgo, o volume de chuva chegou a 32 milímetros em algumas regiões da cidade. Apesar da intensidade, não houve registro de grandes alagamentos nem ocorrências graves.

Pontos foram interditados
Apesar da chuva intensa, não houve registro de grandes alagamentos na cidade (Fotos: Alex Malheiros/GCM/SET)

Segundo a SET, nos últimos meses o município ampliou o sistema de monitoramento climático, com a instalação de novos pluviômetros, câmeras em pontos estratégicos e demarcações no canal da Marginal Botafogo, permitindo o acompanhamento em tempo real da elevação do nível da água.

A Prefeitura informou ainda que mantém equipes de plantão durante todo o período chuvoso e reforçou que o monitoramento segue contínuo, com o objetivo de agir rapidamente sempre que houver risco à população.

Leia também