Racismo

Torcedor do Atlético é preso por injúria racial em Goiânia

Menos de uma semana após torcedores do Atlético Mineiro serem flagrados fazendo xingamentos racistas, Eduardo…

Menos de uma semana após torcedores do Atlético Mineiro serem flagrados fazendo xingamentos racistas, Eduardo Torres Byk, torcedor do Atlético Clube Goianiense, foi preso por injúria racial durante o jogo do time contra o Paraná, na noite de sexta-feira (15), no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia.

De acordo com informações da Polícia Militar (PM), o torcedor estava no alambrado do fazendo gestos que imitavam um macaco. Ele direcionava os ataques racistas a Eduardo Bauermann, do Paraná. O zagueiro então comunicou o caso aos policiais presentes no estádio. Eles localizaram o indivíduo e o prenderam em flagrante.

O torcedor foi encaminhado para a Central Geral de Flagrantes e foi autuado pelo crime de injúria racial.

Jogador do Paraná, Eduardo Bauermann, foi vítima de racismo (Foto: divulgação/Instagram)

Jogador do Paraná, Eduardo Bauermann, foi vítima de racismo (Foto: divulgação/Instagram)

Punição

O advogado do Atlético, Marco Egídio, acompanhou o caso e disse que o clube ainda estuda o que será feito em relação ao torcedor. Ele disse que a diretoria já entrou em contato com a torcida organizada e solicitou a expulsão de Eduardo Byk. O Atlético ainda pode banir o torcedor dos jogos.

Por meio de nota, o clube diz que repudia casos de racismo em qualquer esfera, principalmente no futebol, que é o campo onde o clube está diretamente envolvido. O nota ainda informa que o atleta Eduardo Bauermman foi jogador do Atlético em 2017 e “honrou a camisa do clube”. “Esperamos que o caso seja investigado e o criminoso responsabilizado pelo acontecimento”, continua.

“Durante a semana o clube irá estudar formas de punir qualquer pessoa que pratique atos de racismo e/ou homofobia dentro das dependências do Estádio Antônio Accioly. O Atlético se reconhece como clube de TODAS as famílias”, finaliza.

O jogo

O Atlético Goianiense venceu o Paraná por 1 a 0 com gol de Matheuzinho, aos 32 minutos do segundo tempo. Com o resultado o Dragão assumiu a terceira colocação da série B e torce para um tropeço do Coritiba contra o Oeste, neste sábado (16). Faltam somente duas rodadas para o fim do campeonato.