Coluna do João Bosco Bittencourt

Tradicional banca de revista no Goiânia Shopping vai fechar

Negócio deixou de ser viável com a internet e a pandemia, diz o proprietário

Uma das mais tradicionais bancas de revista de Goiânia vai fechar definitivamente no próximo dia 20 de abril. A decisão foi tomada pelo proprietário Marcão Araújo, 67 ano, jornaleiro há 52. Ele explica que o negócio deixou de ser viável. Perdeu quase toda a clientela por causa da internet e da pandemia de covid.

Marcão teve bancas em vários locais da cidade antes de se fixar no shopping. Os clientes sempre o acompanharam. Passou pela avenida Anhanguera com a rua 8, no Centro , e pela rua 86, no setor Sul.

Nos anos 80, do século passado, sofreu uma ameaça de bomba por vender jornais considerados “comunistas”. Felizmente, nada aconteceu.

“Quando percebi que não havia como manter a banca, eu chamei meus três funcionários, expliquei a situação e acertei a questão trabalhista com todos eles. Tanto que estou fechando a banca sem nada dever aos funcionários. Um deles trabalhou comigo durante 20 anos. Foi triste demiti-los. Mas, se não tomasse as providências, poderia acabar com o negócio, mas ficando com dívidas. Hoje, felizmente, nada devo. Estou acertando as últimas questões com a Distribuidora Jardim, de Alberto Braga”, diz Marcão ao jornalista Euler Belém, do Jornal Opção.

A cidade perde um histórico ponto de encontro e fica mais pobre do ponto de vista cultural.

Mais uma página que a modernidade vira.