T5

Às vésperas de cirurgia na coluna, Gomide recebe visita no hospital

Na segunda-feira (5), ele sofreu um acidente de trânsito na BR-060, entre a capital e Anápolis

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) passará por cirurgia na região da coluna torácica (T5) nesta quarta-feira (7), às 17 horas, no Hospital de Urgências Otávio Lage (Hugol), em Goiânia. Na segunda-feira (5), ele sofreu um acidente de trânsito na BR-060, entre a capital e Anápolis.

Segundo a assessoria do político, o deputado está bem, consciente, lúcido e em condições estáveis, mantendo conversa normalmente. “Durante o dia, Antônio Gomide recebeu a visita do ex-deputado Valdi Camarcio. Ele permanece tranquilo e confiante.”

Anteriormente, a assessoria do parlamentar disse que os exames afastaram a hipótese de lesão cervical aguda, mas confirmaram a presença de fratura na coluna torácica ao nível de T5 (quinta vértebra dorsal). A equipe do deputado disse também que o procedimento cirúrgico é preventivo, “com objetivo de minimizar riscos futuros”.

A coluna torácica T5 (quinta vértebra torácica) é uma vértebra crucial na região média das costas, localizada no nível da bifurcação da traqueia, associada à inervação dos músculos do peito e respiração (nervos T2-T5), fixação do esterno e parte superior do abdômen, e tem grande capacidade de rotação, sendo um ponto de referência anatômico para diversas estruturas, incluindo órgãos como fígado e estômago.

No acidente, ele sofreu uma contusão no couro cabeludo. Os primeiros-socorros aconteceram no Hospital de Urgências de Anápolis (Heana), mas ele foi logo transferido para o Hugol.

Quem é Gomide

Gomide está no exercício de seu segundo mandato consecutivo como deputado estadual. Saltou de 36,9 mil votos na primeira eleição para 45,2 mil na segunda. Nasceu em 1960, em Goianésia, e é irmão do deputado federal Rubens Otoni (também do PT).

Com formação profissional em odontologia, Gomide começou a carreira política como vereador em Anápolis em 1996, sendo reeleito duas vezes. Em 2008, venceu a disputa pela prefeitura de Anápolis e renovou o seu mandato em 2012.

Em abril de 2014, desincompatibilizou-se da prefeitura para disputar as eleições para governador. Recebeu 319,2 mil votos em todo o estado e foi derrotado com 10% dos votos válidos.

Em 2016, o petista foi eleito o vereador mais bem votado da história de Anápolis com 11.647 votos.

Em 2022, foi reeleito deputado estadual com a maior votação da história do PT de Goiás para o cargo: 45.256 votos.

Em 2024, disputou novamente a prefeitura e foi derrotado por Márcio Corrêa (PL).