Transporte coletivo de Goiânia terá nova bilhetagem com biometria facial
O novo sistema já passa a valer nesse sábado (23). Troca de cartões de acesso não será necessária, mas passageiros devem ficar atentos às mudanças

O transporte coletivo de Goiânia terá um novo sistema de bilhetagem que entrará em vigor a partir da meia-noite do próximo sábado (23). De acordo com a Redemob Consórcio, o novo software – equipado com recurso de biometria facial, possibilitará que novas políticas públicas sejam implantadas na mobilidade coletiva, ajudará no combate a fraudes e promete promover algumas facilidades aos usuários. Vale ressaltar que não há necessidade de troca de cartões de acesso.
De acordo o diretor-executivo da Redemob, Leomar Avelino, o novo sistema trará algumas novidades como acesso a biometria facial que, no primeiro momento será feito com os idosos. Porém, a novidade se estenderá a todos os cartões que tenham gratuidade no decorrer de 2021. A mudança, segundo ele, promete trazer menos impacto possível aos usuários.
Leomar explica que, na primeira semana, ônibus estarão equipados com dois terminais de leitura dos bilhetes eletrônicos, um amarelo e outro cinza. Em ambos os casos, basta aproximar o cartão do leitor e aguardar a liberação. De acordo com Avelino, a leitura pelo novo sistema será lenta durante o primeiro uso do novo equipamento, amarelo. “O dispositivo vai fazer leitura de dados e realizando migração destes para um novo sistema”, disse ele, que pede paciência aos usuários.

Novo terminal que será implantado dentro dos ônibus (Foto: divulgação/Redemob)Problemas na leitura dos cartões, nesse momento de adaptação, devem ser informados aos motoristas ou atendentes da Redemob nos terminais de ônibus. A mudança também afetará máquinas de recarga de cartão e terminais de auto atendimento.
[olho author=””]“Esse tempo de atualização levará menos de 10 segundos. O equipamento foi bastante testado, mas, caso haja uma alguma demora além disso, pedimos compreensão do usuário e que ele informe ao motorista ou ao atendente de bilheteria para que possam ser realizados os ajustes necessários”, detalha. [/olho]
Leomar pede aos usuário que, na primeira vez que passar no novo terminal, retire o cartão de dentro da bolsa ou carteira para evitar qualquer problema na hora da leitura. Sobre a biometria facial dos idosos, o diretor afirma que ela será realizada de maneira automática e não precisará de uma ação específica do usuário.
Mais novidades
Outra novidade é que as pessoas que compram créditos pela internet ou os trabalhadores que recebem recargas das empresar poderão resgatar esses créditos nas novas máquinas no momento da aproximação. Ou seja, quando for aproximar do cartão, a recarga será registrada de forma automática.
Leomar conta que são 1,6 milhões de cartões aptos a fazer a mudança, que deve atingir 170 mil pessoas de maneira imediata. O diretor lembra que as empresas que compram créditos devem realizar a ação até às 12 horas da próxima sexta-feira (22). Novos cartões também serão confeccionados até esse horário.
[olho author=””]”Isso porque precisamos preparar tudo para a migração do sistema. Por isso, esses serviços serão suspensos até às 8 horas da manhã de sábado. A loja de sitpass também funcionará normalmente no sábado e domingo para auxiliar os usuários, mas lembrando que esse atendimento ocorre com hora marcada devido à pandemia”, explica.[/olho]
Os novos terminais também possibilitarão os passageiro a pagar passagem com o cartão de crédito e débito através da aproximação. O pagamento em nuvem também será uma realidade. Ele permitirá que uma conta seja cadastrada no sistema de bilhetagem e, com a geração de um QR Code no celular ou relógio, efetivará o débito diretamente na conta informada. A mudança, entretanto, não acontece de forma imediata e será implementada no decorrer do ano.
Sobre as políticas públicas, Leomar afirma que, com a implantação do sistema, pode-se pensar na criação de tarifas diferenciadas para produtos específicos, determinados horários, dias e rotas, de forma a incentivar o uso nestes períodos e otimizar a taxa de ocupação da frota. Também já será possível tecnologicamente a integração de base temporal e espacial, nas diferentes linhas existentes na Região Metropolitana de Goiânia, quer sejam da mesma empresa de ônibus ou de empresas diferentes, através da utilização do cartão, permitindo as transferências em qualquer ponto da rede de transporte, com ou sem complementação de tarifa.
Investimento
Segundo Leomar, o investimento foi de R$ 16,5 milhões e já estava sendo estudado desde 2013. As negociações tiveram início em 2019 e a implantação iria ocorrer ao longo de 2020, mas foi adiado pela pandemia. Ele afirma que esse valor já estava separado antes do sistema se agravar com a crise agravada pelo novo coronavírus.
“Fomos conhecer os modelos de cobranças instalados na Europa, mas o valor do nosso financiamento não cabia no nosso orçamento Então, falamos com empresas do Brasil para adotar esse modelo que já é implementado em outras cidades como São Paulo, RIo de Janeiro, Campinas, entre outras. O contrato foi celebrado visando as melhores soluções apresentadas, a confiabilidade para fazer a escolha certa nesse momento de crise que vivemos”, ressalta.