GRANDE FAMÍLIA

Trigêmeos nascem prematuros em Anápolis com parto raro; Dois vieram ao mundo empelicados

João Miguel, José Rafael e Pedro Gabriel nasceram prematuros e dois deles empelicados. Bebês seguem na UTI Neonatal para acompanhamento médico

Na manhã de quarta-feira (31), Anápolis vivenciou um nascimento raro e cheio de emoção. João Miguel, José Rafael e Pedro Gabriel, trigêmeos nascidos prematuros, chegaram ao mundo com 29 semanas e 6 dias de gestação, e seguem internados na UTI Neonatal do Ânima Centro Hospitalar.

No parto, realizado por cesariana, dois dos bebês nasceram empelicados, ou seja, ainda envoltos pela bolsa amniótica intacta, um evento que ocorre em poucos casos e é considerado um sinal de proteção para os bebês. O nascimento, apesar das dificuldades iniciais, foi bem-sucedido com os três bebês apresentando bons sinais vitais após o parto.

De acordo com a pediatra Gabriela Ramos Lopes, que fez parte da equipe médica, a cesariana foi programada devido ao alto risco da gestação, e a equipe estava preparada para qualquer necessidade emergencial. “Os bebês precisaram de auxílio respiratório logo após o nascimento, mas todos estão estáveis e respondendo bem ao tratamento”, informou a médica.

A gestação trigemelar espontânea é considerada um evento extremamente raro, com incidência estimada em 1 a cada 7 mil a 10 mil nascimentos. Esse fator, combinado ao nascimento empelicado de dois dos bebês, torna o caso ainda mais excepcional. O quadro clínico dos três trigêmeos continua sendo monitorado e a expectativa é de que, em breve, eles possam deixar a UTI, após atingirem o peso ideal para alta.

Leia mais: