‘Tronchinha’ é o oitavo cavalo a perder a vida com feno contaminado em Goiânia
Mais de 20 cavalos apresentaram sintomas de intoxicação depois de provavelmente consumir feno contaminado com fungos

A égua ‘Tronchinha’ é o oitavo animal a morrer depois de se alimentar com feno contaminado em Goiânia. A informação foi confirmada por Camilla Costa, dona do instituto de equoterapia onde Tronchinha vivia. Como mostrou o Mais Goiás, mais de 20 cavalos apresentaram sintomas de intoxicação depois de consumir um fardo de feno que tinha fungos dentro. Doze tiveram que ser internados e oito já faleceram.
No começo da tarde dessa terça (14), a informação era a de que Tronchinha estava em estado crítico, com uma torção no intestino e sério risco de morte. Ela inicialmente não precisou ser submetida à cirurgia por conta da evolução positiva. Havia inclusive demonstrado interesse por alimentos, indicando uma recuperação gradativa de seu quadro de saúde.
Desde que os cavalos apresentaram os primeiros sintomas de intoxicação, médicos veterinários, estudantes e integrantes do Instituto Equestre Camilla Costa, responsável pelos animais, monitoram a situação. Os cuidados se estenderam pela madrugada desta terça-feira, 14. “A batalha que estamos lutando não está fácil. Pedimos orações, seja qual for a sua crença”, publicou a instituição.
Nas redes sociais, o Instituto Equestre Camilla Costa, responsável pelos animais, lamentou as perdas e pediu apoio. “A batalha que estamos lutando não está fácil. Pedimos orações, seja qual for a sua crença. Em dois dias, perdemos cinco guerreiros”, publicou a instituição.
LEIA MAIS:
A estudante de veterinária Samy Castro, que fez estágio no instituto, usou seu perfil no Instagram para lamentar o ocorrido. Ela disse ter se apegado aos animais durante o tempo que passou na instituição e explicou que, apesar do porte físico, os cavalos são animais sensíveis.
“O cavalo é muito sensível, por mais que seja grande e forte. Se ele estressa, pode dar cólica; se ele é submetido a muito esforço, pode desencadear cólica; se ele come algo errado, a mesma coisa. Lá, eles estão desconfiando do feno, mas não tem nada comprovado ainda. Nesses casos, o animal passa por uma dor intensa, que provoca desidratação, choque e pode levar à morte”, afirmou.