COLUNA DO DOMINGOS KETELBEY

Francisco Jr: PSD pode ter de “sacrificar” candidaturas ao Senado em 2026

Com Vanderlan e Gustavo no páreo, Francisco Jr admite que a estratégia da base pode impor cortes internos para preservar a unidade

Presidente da Codego e ex-deputado federal Francisco Jr (PSD), admite à coluna que pode ser necessário que atores da base caiadista, especialmente dentro do seu próprio partido, façam “sacrifícios”, em nome da unidade nas eleições 2026, especialmente no que diz respeito à disputa ao Senado. Vale lembrar que os pessedistas hoje possuem duas pré-candidaturas em curso ao Senado: a do ex-prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha e a de Vanderlan Cardoso, que está licenciado do Senado Federal.

Questionado sobre a intenção do senador Vanderlan Cardoso (PSD) em disputar a vaga pela base caiadista, Francisco Jr reforça que trata-se de um projeto legítimo, haja vista que o ex-prefeito de Senador Canedo é detentor do mandato, mas há de se ressaltar a viabilidade eleitoral no período próximo à 2026. 

“Um mandatário qualquer que seja deputado federal, estadual que já alcançou por mérito o mandato, ele tem todo o direito de pleitear a reeleição. Agora, a conjuntura do momento é que vai falar da viabilidade. (…) Mais na frente vai ter uma conversa sobre projeto. Qual o projeto comum? É a hora que eu falo da gente sacrificar um projeto, se necessário”, destacou à coluna.

Francisco Jr lembra que nas últimas eleições a opção da base foi pulverizar as candidaturas ao Senado. Em 2026, porém, o contexto pode mudar. “Se essa estratégia perdurar, ele pode ser candidato, o Gustavo pode ser candidato, todos podem ser candidatos. Se a estratégia não perdurar, aí vai ter que conversar e o partido vai ter que tomar a decisão. Alguém vai ter que fazer um sacrifício”, declarou.

“Até porque sem dúvida nenhuma o candidato ao Senado da base mais bem posicionado é a Dona Gracinha. Ela tem apoio espontâneo de muitos partidos e lideranças. Se a estratégia for essa, de uma vaga fechada, só tem mais uma vaga. Se a estratégia não for essa, nesse primeiro momento tudo são teses”, afirmou.