Com mais de 100 artistas, festival de circo acontece em formato virtual e gratuito

O festival tem início no dia 9 de julho e segue até o dia 19, apresentando mais de 100 artistas

13º Festival de Circo e Artes de Rua do Circo No Beco
Karen Nashiro – Espetáculo “Acrobatas Saltitantes” (Foto: Divulgação)

O circo é um tipo de arte presente em várias culturas, que passa de geração para geração, agradando pessoas das mais diversas idades. Além de levar cultura para todos os cantos do país e mundo, também representa a vida de milhares de artistas, que se dedicam por completo à sua arte e ao picadeiro. Para celebrar seus 18 anos de existência, o Circo no Beco – tradicional coletivo paulistano sediado na Vila Madalena, na Zona Oeste de São Paulo – realiza o 13º Festival de Circo e Artes de Rua, de forma completamente gratuita e virtual, para ser acompanhado de todas as partes do Brasil.

O evento acontece entre os dias 9 e 19 de julho, apresentando mais de 100 artistas, com espetáculos solo e em grupo, para adultos e crianças. Entre as atrações, será possível contar com shows de variedades, cinema a céu aberto circense, DJs e musicais, ações formativas (com inscrições online), competições de habilidades e até mesmo apresentações com artistas internacionais.

O público poderá acompanhar toda a programação pelo site do Circo no Beco, com transmissão simultânea também pelas plataformas Twitch e YouTube, além das redes sociais do circo no Facebook, TikTok e no Instagram @circonobeco.

13º Festival de Circo e Artes de Rua do Circo No Beco

Cia. Pé Do Asfalto – Espetáculo “O Macaco e o Asfalto” (Foto: Divulgação)

De acordo com o coletivo responsável pela realização do festival: “O Festival De Circo e Artes de Rua propõe um encontro de artistas de várias linguagens das artes, feitos por e para artistas. A cada edição, mais e mais artistas e entusiastas do circo se unem para trazer diversão, informação e diversidade“, afirma.

A expectativa era de que o evento pudesse acontecer em formato presencial, assim como funcionou em suas 12 edições anteriores. No entanto, por conta da pandemia de Covid-19 que ainda não permite maior relaxamento de medidas de distanciamento, foi preciso reinventar o formato. Assim, o projeto acontece em ambiente virtual, ampliando o propósito de levar a arte circense para novas plateias, ao mesmo tempo em que reúne os artistas que ajudaram a construir a história do Circo no Beco.

As performances apresentadas ao longo do Festival de Circo e Artes de Rua serão gravadas exclusivamente para o evento, proporcionando o acesso integral da comunidade a todas as atividades e ações, além da troca de experiências e conhecimento acerca do ofício entre os artistas e convidados envolvidos. Quem quiser fazer doações para o evento, poderá contar ainda com o “chapéu virtual”, que recebe colaborações espontâneas do público.

Serviço

13º Festival de Circo e Artes de Rua do Circo no Beco

Quando: 9 a 19/7

Onde: site do Circo no Beco e pelas plataformas Twitch e YouTube

Acesso: gratuito

Programação completa: site Circo no Beco

Leia também: