Comerciantes da 44 reclamam que coleta de lixo foi reduzida na região

O problema estaria deixando a região com mau cheiro e pessoas insatisfeitas. Prefeitura diz que a coleta é feita todos os dias

Comerciantes e clientes da Região da 44, no Setor Norte Ferroviário, em Goiânia, têm reclamado da sujeira na região. De acordo com a Associação Empresarial da Região da 44 (AER44), a coleta foi reduzida e a acumulo de lixo nas ruas tem deixado muita gente indignada.

De acordo com o presidente associação, Lauro Neves, a coleta, que era feita três vezes por semana, agora passou a ser feita duas vezes. Para ele, a quantidade não é o suficiente para manter o local limpo.

“O ideal é que a coleta seja feita, no mínimo, quatro vezes por semana, em virtude da Feira Hippie e da grande movimentação na região”, afirma. Lauro disse ainda que como a coleta está sendo feita apenas duas vezes por semana, o lixo tem deixado mau cheiro nas ruas, e comerciantes e clientes estão reclamando da situação.

Atrapalhando o comércio

Wilson Soares, comerciante na região da 44 há quatro anos, questiona o mau cheiro que o lixo tem provocado e fala que a reclamação dos clientes é constante. Para ele, o montante de lixo que é produzido por dia requer mais coletas.

“Minha loja fica próxima ao local onde o lixo é descartado. Com a coleta reduzida, os cestos ficam cheios e o mau cheiro toma conta da loja. A gente tenta conversar com os clientes, mas já até perdi venda por causa do problema”, conta. Ele comentou também que além do mau cheiro e da sujeira, a aparição de animais como ratos tem sido constante.

Em nota, a Associação Empresarial da Região da 44, repudiou a ação da Prefeitura de Goiânia dizendo que o problema representa um risco a saúde de comerciantes, turistas e toda a população da região. E lamentou o cenário de abandono na região, que é o segundo maior polo atacadista do país e gera milhares de emprego e impostos para o município.

Prefeitura

A Prefeitura de Goiânia disse que a coleta orgânica na região da 44 é realizada todos os dias, inclusive, aos domingos no período noturno. Há ainda um incremento com serviço especial de limpeza e coleta no domingo devido à realização da Feira Hippie.