Defesa Civil emite alerta de tempestades para esta semana em Goiânia

Segundo Defesa Civil, existe ainda o risco de alagamento em várias avenidas da cidade. Confira o alerta e previsão do tempo para esta semana

Defesa Civil emite alerta de tempestades para esta semana em Goiânia
Segundo Defesa Civil, existe ainda o risco de alagamento em várias avenidas da cidade. Confira o alerta e previsão do tempo para esta semana (Foto: Leitor Mais Goiás)

A Defesa Civil de Goiás emitiu um alerta de tempestade para Goiânia esta semana. Na capital, além da possibilidade de fortes chuvas, há também o risco de alagamento nas principais vias da cidade como a Avenida Anhanguera e a Marginal Botafogo. Na tarde desta segunda-feira (18), a chuva já chegou a bairros como Jardim América, Jardim Europa, Setor Oeste, Setor Aeroporto e Setor Coimbra.

Segundo o órgão, é recomendado evitar situações de risco e, qualquer problema, entrar em contato com o Corpo de Bombeiros por meio do telefone 193. O coordenador executivo da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Francisco do Carmo Vieira, cita alguns pontos mais suscetíveis a alagamento em Goiânia. São eles: Marginais Cascavel e Botafogo; BR-153; Avenida 87 no Setor Sul; trechos da Avenida Anhanguera no Setor Universitário; Avenidas T-2 no Setor Bueno; T-9 no Jardim América; Castelo Branco, em Campinas; Assis Chateaubriand no Setor Oeste; e Gercina Borges, no Conjunto Vera Cruz.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, o que geralmente ocasiona os alagamentos são bocas de lobo danificadas, entupidas com lixo e tubulação comprometida. “Não é aconselhável trafegar por ruas em que não seja possível avistar o asfalto na pista. Os motoristas devem estacionar em locais seguros e aguardar até que a chuva passe. É recomendável também, não encostar em postes de energia e não se abrigar embaixo de árvores”, afirma Francisco.

A Defesa Civil atualmente oferece o serviço de alertas por mensagem de texto. Para se cadastrar basta enviar uma mensagem de texto com o número do CEP para o número 40199. O SMS é gratuito.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Tempo: chove forte em vários bairros de Goiânia.

Uma publicação compartilhada por Mais Goiás (@maisgoias) em

Tempo em Goiânia

De acordo com André Amorim, gerente do Sistema de Meteorologia do Estado e Hidrologia de Goiás (Simehgo), uma faixa de nebulosidade está passando pelo Estado essa semana e por isso causa tempestades. “É importante um alerta como o da Defesa Civil, pois geralmente as chuvas são acompanhadas de rajadas de vento e raios. A combinação de calor e umidade pode, ainda, gerar nuvens de tempestades”, afirma.

Segundo divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta segunda-feira (18) a previsão é de uma semana com tempo nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas. A umidade do ar vai variar de 35% a 95%, a temperatura mínima prevista para Goiânia é de 22°C e a máxima 28°C. Na próxima terça-feira (19), mínima de 23°C e máxima de 30°C, com ventos fracos a moderados. Quarta-feira (20) será o dia mais quenta da semana, com a máxima chegando a 32°C e mínima de 22°C. Já na quinta-feira (21), a máxima é de 30°C e mínima de 20°C.