Deputado denuncia queda de míssil do Exército em fazenda de Formosa (GO)

O artefato teria caído após um erro durante um exercício de artilharia. Não há notícias de feridos

Deputado denuncia queda de míssil do Exército em fazenda de Formosa (GO) (Foto: Reprodução)
Deputado denuncia queda de míssil do Exército em fazenda de Formosa (GO) (Foto: Reprodução)

O deputado federal goiano José Nelto (Podemos) afirmou que um míssil do Exército Brasileiro caiu em uma fazenda no município de Formosa, no Entorno do Distrito Federal. Afirmação ocorreu durante sessão da Câmara dos Deputados na quarta-feira (11). O artefato teria caído após um erro durante um exercício de artilharia. Não há registros de feridos.

“Recebi uma notícia de que caiu um míssil na minha cidade de Formosa, lá no Forte Santa Bárbara”, disse. “Ele foi lançado e mudou de trajeto, caindo perto da cidade numa plantação de soja”, denunciou.

José Nelto afirmou ainda que irá convidar o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, o comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes e o comandante do Forte de Santa Bárbara para dar explicações sobre a queda do míssil à Câmara dos Deputados.

“Como pode um míssil ser lançado e ser desviado? Caiu em uma plantação ao lado da cidade de Formosa?!”, continuou.

Vídeo

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a plantação onde o artefato teria caído. “Os funcionários estavam colhendo batata quando foram surpreendidos pelo míssil”, relatou o homem que fez a gravação.

Formosa abriga o Comando de Artilharia do Exército, onde ocorrem treinamentos por terra, ar e com mísseis, lançadores de granada e outros equipamentos utilizados pelas Forças Armadas.

Resposta

O Comando de Artilharia do Exército informa, por meio de nota, que durante exercício militar do Curso de Operação do Sistema de Mísseis e Foguetes para oficiais e sargentos, um dos foguetes lançados desviou de sua rota prevista atingindo uma plantação.

“Após o incidente, a equipe de instrutores e monitores, acompanhados da equipe médica do exercício, compareceu ao local do impacto, onde constatou não haver vítimas ou danos materiais. O exercício foi planejado para ocorrer dentro dos limites do Campo de Instrução de Formosa (CIF), tendo sido adotadas todas as medidas de segurança. O Exército Brasileiro e a AVIBRAS já estão trabalhando nas investigações”, diz a nota.