Dia Nacional do Choro: instituições de ensino em artes homenageiam Pixinguinha

Neste Dia Nacional do Choro (23), Basileu França e Gustav Ritter se unem para homenagear o compositor Pixinguinha

Dia Nacional do Choro homenageia Pixinguinha
Pixinguinha (Foto: Reprodução/ Prosa, Verso e Arte)

Hoje (23) se comemora o Dia Nacional do Choro, um dos estilos mais originais da música brasileira, que entrou em cena lá no fim do século 19. Popularmente conhecido como “chorinho”, o estilo já tem mais de 130 anos e segue representando a essência da cultura musical brasileira. O dia 23 de abril foi escolhido como homenagem à data de nascimento de Pixinguinha, um dos maiores compositores brasileiros do século 20 e grande nome do choro.

Para homenagear o músico, a Escola do Futuro em Artes Basileu França, junto ao Instituto de Educação em Artes Gustav Ritter, apresentam o “Dia Nacional do Choro, uma homenagem a Pixinguinha”. A apresentação acontece nesta sexta-feira (23), a partir das 19 horas, com transmissão pelo Instagram do Basileu França (@escolabasileufranca). A atração faz parte do “Conecta Pocket”, um projeto da instituição.

Segundo Simone Moreira, que é coordenadora da área de Música do Basileu França, em conjunto com Rainy Graicy, o choro foi considerado o primeiro estilo musical urbano do Brasil, justamente na época em que nasceu, entre o fim do século 19 e início do século 20. Para ela: “O Choro é um dos mais originais estilos de música, tornando-se um símbolo da cultura brasileira. E o Pixinguinha foi um dos maiores compositores desse gênero“, explica.

A parceria entre as instituições para a realização da live partiu dos professores João Fernandes e José de Geus, conhecido como “Zé do Choro”. Eles integram os núcleos de estudo em performance e prática de conjunto, presentes nas duas escolas de ensino em artes. A ideia recebeu apoio das coordenações e, felizmente, se tornou possível. O recital em homenagem a Pixinguinha contará com a presença de professores, alunos e alguns convidados.

Programação especial para o Dia Nacional do Choro

Confira abaixo as músicas que serão apresentadas durante o show:

  • Rosa – Pixinguinha e Otávio de Souza
  • Tico-Tico no Fubá – Zequinha de Abreu
  • Ele e Eu – Pixinguinha e Benedito Lacerda
  • Murmurando – Mário Rossi e Octaviano Romero Monteiro (Fon-Fon)
  • Doce de Coco – Jacob do Bandolim
  • Chorando Baixinho – Abel Ferreira
  • Velhos Chorões – Luciana Rabello
  • Apanhei-te, Cavaquinho! – Ernesto Nazareth
  • Carinhoso – Pixinguinha e João de Barro

Serviço

Dia Nacional do Choro, em homenagem a Pixinguinha

Quando: hoje (23/04)

Onde: Instagram @escolabasileufranca

Horário: 19 horas

Acesso: gratuito

Leia também: