Dia Nacional do Livro Infantil: conheça obras para iniciar as crianças no inglês

Celebrada em 18 de abril, a data é uma oportunidade para que seu pequeno comece a aprender inglês

Dia Nacional do Livro Infantil
(Foto: Reprodução/ Pexels)

No dia 18 de abril (domingo), será comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. A data é uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que nascia no mesmo dia do ano de 1882, e ao longo de sua jornada, acabou sendo consagrado como o pai da literatura infantil brasileira.

Desde muito pequeno o escritor já demonstrava interesse pela leitura. No ensino infantil já se destacava e fazia parte do jornal da escola, onde estudava no interior de São Paulo e publicava alguobrns de seus contos. Com apenas 14 anos de idade, já era fluente em inglês e francês.

Um grande exemplo para crianças e jovens de hoje, estudos apontam a importância e os benefícios de introduzir línguas estrangeiras no cotidiano dos pequenos, principalmente o inglês, já que é um dos idiomas mais falados do mundo.

O contato com outras línguas ajuda a despertar a musicalidade, sociabilidade, a eloquência e articulação dos sons, sem contar que as crianças têm maior facilidade em aprender algo novo. O Dia Nacional do Livro Infantil abre as portas para uma leitura diferente, que permite o exercício e desenvolvimento de um outro idioma.

Segundo Leiza Oliveria, CEO do Centro de Formação Minds Idiomas: “Hoje, a atenção das crianças está constantemente disputada pela tecnologia, mas devemos incentivar a leitura de livros e o contato com outras línguas. Com meus filhos, tenho negociado uma quantidade de páginas por dia equivalente ao número de horas com que ficam no celular. A cada 1 página lida, 20 minutos de celular“, explica.

Para incentivar a prática da leitura, especialmente do inglês, preparamos abaixo uma listinha com algumas dicas da Mind Idiomas, que separou obras curtas, divertidas e bem fáceis de ler, para que os pequenos comecem a desenvolver o gosto e aprendam inglês brincando. Dá uma olhada!

Dia Nacional do Livro Infantil – dicas de literatura em inglês para a criançada

1 – Goodnight Moon

Escrito pela norte-americana Margaret Wise Brown, o livro foi publicado em 1947 e faz uma descrição de animais, objetos e pessoas, e depois dá “boa noite” para cada um deles – por isso o nome da obra. O livro é como uma entrada para o universo da língua inglesa, super simples e de fácil leitura.

2 – Curious George

Se você foi uma criança que cresceu nos anos 2000, provavelmente se lembra do desenho animado “George, O Curioso”. O que você talvez não saiba é que o desenho é inspirado no livro Curious George, escrito por Hans Augusto Rey e publicado em 1941.

Tanto o desenho, quanto o livro narram a história de George, um macaco extremamente motivado a sempre saber mais sobre algo. A personalidade de George faz com que ele crie muitos problemas e viva muitas aventuras.

Com frases simples e uma história interessante, Curious George oferece uma ótima leitura para estudantes de inglês de todas as idades.

3 – The Story of Ferdinad

The Story of Ferdinand, de Munro Leaf, nos apresenta um touro sossegado que gosta de aproveitar os seus dias cheirando as flores, até que acidentalmente acaba sendo escolhido para participar de uma tourada. Esta obra da literatura infantil em inglês possui até uma adaptação para os cinemas. Então, vale a pena ler com as crianças e depois assistir ao filme!

4 – Winnie, the Witch

Escrito por Valerie Thomas em 1987, Winnie the Witch possui ótimas ilustrações e uma história extremamente divertida que narra a história de Winnie, uma bruxinha engraçada que vive em uma casa completamente preta e tem um gatinho chamado Wilbur, que também é preto. Pela semelhança, ela acaba confundindo os dois.

Todos os livros aqui mencionados podem ser adquiridos facilmente pela internet, ou livrarias da cidade. Basta verificar a disponibilidade. Sem dúvida, um bom presente para o seu pequeno comemorar o Dia Nacional da Livro Infantil.

Leia também: