Carnaval Cultural abre programação da folia em Pirenópolis
Pequi Sonoro, Zazaricando, Catulé e Tilapatur animam o primeiro dia de festa

Pirenópolis registrou alegria, cores e valorização das tradições nas ruas de pedra da cidade no primeiro dia do Carnaval Cultural, no sábado (14). Na ocasião, moradores e turistas lotaram o centro histórico para acompanhar a abertura oficial da programação, que celebrou a cultura popular.
O primeiro bloco a ocupar as ruas foi o Pequi Sonoro. O bloquinho é formado por crianças e adolescentes e tem uma sonoridade inspirada nos ritmos populares brasileiros. Em seguida, foi a vez do Zazaricando transformar o Centro em um grande corredor cultural. Nascido em 2019 no Zazácafé, ele surgiu como uma celebração entre amigos e, hoje, é um movimento com foco em diversidade e inclusão.
Também na data, o bloco Catulé saiu da Igreja do Bonfim e reuniu foliões em um desfile que misturou música, tradição e identidade local, com presença das marchinhas e ritmos tradicionais. Para encerrar os cortejos da noite, o Tilapatur, um dos mais antigos do Carnaval de Pirenópolis, levou os ritmos afro-reggae até o palco cultural montado atrás da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, onde a festa continuou.
Prefeito de Pirenópolis, Nivaldo Melo comemorou o resultado da noite festiva. “É emocionante ver nossas ruas históricas cheias de alegria, cultura e tradição. O Carnaval Cultural valoriza nossa identidade e mostra que é possível fazer uma festa organizada, segura e voltada para as famílias”, afirmou. A programação continua nos próximos dias, prometendo ainda mais festa e alegria na cidade histórica.