TEATRO

Festival leva 22 espetáculos teatrais a Hidrolândia

Evento homenageia a escritora hidrolandense Marieta Telles

A cidade de Hidrolândia, na Região Metropolitana de Goiânia, recebe entre os dias 28 e 31 de agosto a edição 2025 do Festival Hidroencena. O evento reúne 22 espetáculos teatrais de grupos provenientes de oito estados brasileiros, com apresentações programadas para três espaços: Cine Teatro Grimpas, Espaço Amhae e Praça da Matriz.

A realização do festival envolve o Centro Cultural Hidrolandense, o Ponto de Cultura Hidrolandense e a Cia Grimpas de Teatro. Segundo a organização, a proposta é estimular o intercâmbio entre artistas de diferentes regiões e promover ações de formação e circulação cultural.

“O Hidroencena prevê fortalecer a arte teatral como ferramenta de transformação social, promovendo o intercâmbio entre grupos de diferentes regiões do país. Mais do que um festival, é um espaço de encontros, narrativas e afetos. Para essa edição, nossa expectativa é ver a diversidade cultural do Brasil pulsando no palco, tocando o público com histórias potentes e abrindo caminhos para novas conexões”, afirma Danilo Felipe, diretor artístico do festival.

A cerimônia de abertura ocorrerá no dia 28 de agosto, às 19h30, e será dedicada à escritora hidrolandense Marieta Telles. A programação seguirá com apresentações contínuas ao longo dos quatro dias, das 9h às 22h.

As peças confirmadas incluem títulos como “Um conto de amor nordestino” (Coletivo Teatral Sonha que dá), “Rapunzel – como é que é a história” (Cia Rataplã de Artes Cênicas), “O Menino do Dedo Verde” (Imprópria Trupe de Teatro), “Os Bastardos da Renânia” (Cia Teatral Vem Viver) e “No Mundo de Dom Quixote” (Arar’Arte), entre outras.

“O festival recebeu mais de 250 inscrições de todo o Brasil, incluindo companhias do Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Brasília e Goiás. Por isso, ampliamos sua programação para 22 espetáculos, diante da qualidade e diversidade dos projetos recebidos”, conta Hélio Martins, produtor cultural.

Além das encenações, o festival terá oficinas, rodas de conversa e outras atividades formativas voltadas a profissionais da área e ao público em geral. A programação será encerrada com uma cerimônia de premiação no dia 31 de agosto.

LEIA TAMBÉM
Festival de Cinema Coreano chega em Goiânia com exibições gratuitas