Pires do Rio ganha primeiro cinema público no Museu Ferroviário
Inauguração acontece no dia 30 de outubro

O município de Pires do Rio, no sudeste de Goiás, vai inaugurar seu primeiro cinema público no dia 30 de outubro, às 9h, durante a reabertura do Museu Ferroviário. O local passou por uma reforma completa e recebeu uma nova expografia, que inclui a criação do Cine Ferroviário Dr. Adovaldo Fernandes Sampaio.
As obras tiveram investimento de R$ 700 mil e contemplaram a recuperação do telhado e do piso, modernização da rede elétrica, climatização, pintura, melhorias na acessibilidade e revitalização da praça externa. “Estamos preservando um importante patrimônio histórico, mas também ampliando o acesso da população à cultura. Entregar esse cinema público em Pires do Rio é garantir que o interior goiano tenha o mesmo direito à fruição cultural que as grandes cidades”, afirma Yara Nunes, secretária de Estado da Cultura.

A nova sala de cinema terá curadoria do Cine Cultura e exibirá filmes gratuitamente a cada 15 dias, sempre aos finais de semana. Nos outros dias, o espaço ficará disponível para palestras, atividades formativas e eventos da comunidade.
Festival de filmes de terror divulga selecionados para exibição no Cine Cultura
O museu também recebeu uma nova proposta de expografia, voltada para a interação do público. “Criamos instalações contemporâneas, mas preservando aquele charme retrô das antigas estações ferroviárias. Também tivemos o cuidado de colocar conteúdos em texto, áudio e Libras nos painéis, garantindo acessibilidade a todos os públicos”, explica Yara.

A entrega do cinema atende a uma das metas do Plano Estadual de Cultura (PEC), sancionado em 2023, que busca implantar salas de cinema ou cineclubes em cidades goianas. “Entre as principais metas do PEC está a implantação de cinemas ou cineclubes nos municípios goianos e, nesta gestão, já revitalizamos o Cine Cultura, em Goiânia, e transformamos o Cine Teatro São Joaquim na cidade de Goiás, num cinema de verdade. Agora é a vez dos piresinos e as comunidades da região terem acesso à sétima arte sem precisar se deslocar a outras cidades”, destaca Yara Nunes.

Localizado a 145 km de Goiânia, o Museu Ferroviário de Pires do Rio é um espaço dedicado à preservação da história ferroviária do estado. O acervo reúne locomotivas, equipamentos e objetos que fizeram parte da antiga Estrada de Ferro Goyaz. Além da exposição permanente, o museu conta com biblioteca e, agora, com o auditório adaptado como sala de cinema.
LEIA TAMBÉM
Museus de Goiânia recebem sinalizações interativas para atrair novos públicos
Confira 10 museus para visitar em Goiânia