FESTIN 2026

Festival de Teatro Infantil de Goiás já tem data para acontecer em Goiânia

FESTIN, tem entrada gratuita e acontece no Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás

Goiânia recebe, entre os dias 5 e 7 de fevereiro de 2026, a 7ª edição do FESTIN – Festival de Teatro Infantil de Goiás. O evento acontece no Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (CCUFG), no Setor Universitário, com entrada gratuita.

Criado em 2017 pela Cia Flor do Cerrado, o FESTIN foi idealizado para ampliar o espaço de grupos goianos que produzem teatro para crianças e jovens. Nesta edição, o festival mantém ações de acessibilidade, como intérprete de Libras e audiodescrição em todos os espetáculos, além da realização do Teatro Azul, voltado ao acolhimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

LEIA TAMBÉM
Circo com Dedé Santana e Diego Hypólito esgota sessões na primeira semana em Goiânia

“Desde a primeira edição, a gente entendeu que fazer teatro para a infância também é assumir uma responsabilidade social. Mesmo sem recursos, já começamos com intérprete de Libras. Hoje, temos todos os espetáculos com Libras e audiodescrição. Nosso desafio segue sendo o mesmo: criar uma programação de qualidade para um público exigente, sensível e absolutamente sincero”, afirma o produtor cultural e idealizador do festival, Hélio Martins.

A programação reúne espetáculos de teatro, dança, palhaçaria, narrativas indígenas e adaptações da literatura brasileira. Além do público espontâneo, o festival também recebe escolas e projetos sociais, com o objetivo de ampliar o acesso às artes cênicas e contribuir para a formação de plateia desde a infância.

A acessibilidade é um dos eixos centrais do FESTIN 2026. As sessões do Teatro Azul contam com iluminação reduzida, som ajustado, liberdade de circulação e acompanhamento de monitores, permitindo uma experiência adaptada, sem exclusividade de público. “O Teatro Azul não é uma sessão segregadora. Ele parte do princípio de que todas as crianças têm direito à arte, sendo quem são. São adaptações simples, conscientes, que ampliam o acesso sem perder a potência artística do espetáculo”, explica Hélio Martins.

Além das apresentações, o festival promove a ação “Café e Prosa na Kombiteca – Arte, Acessibilidade e Caminhos de Fruição Cultural”, no dia 7 de fevereiro, das 9h às 11h. O encontro propõe uma conversa aberta sobre o tema “Arte, Acessibilidade e Memória: como a cultura pode abraçar todos os públicos”, com foco em inclusão e vivências de pessoas com TEA.

Confira a programação FESTIN 2026

05 de fevereiro (quinta-feira)
9h – Corinha no Cerrado das Maravilhas – Cia Flor do Cerrado
14h – Quero Ser Palhaço – Sem Nome Cia Teatro

06 de fevereiro (sexta-feira)
9h – IARÉ – Alteridades Karajá – INAI (Instituto Arte e Inclusão)
14h – Cerrado Mundo Mágico – Giro8 Cia de Dança

07 de fevereiro (sábado)
9h às 11h – Café e Prosa na Kombiteca – Arte, Acessibilidade e Caminhos de Fruição Cultural
15h – As Aventuras no Sítio do Pica-Pau Amarelo – Cia Grimpas de Teatro
17h – A Princesa do Cerrado e o Conto do Piolho – Cia Flor do Cerrado

Entre os destaques da programação estão espetáculos que abordam temas como cultura regional, preservação ambiental, ancestralidade indígena e literatura brasileira. “‘A Princesa do Cerrado e o Conto do Piolho’ é resultado de um processo coletivo, construído na troca, na escuta e no compromisso de criar uma experiência sensível e cheia de significado para o público”, destaca Hélio Martins.

ANOTA AÍ
7º FESTIN – Festival de Teatro Infantil de Goiás
Data
: 05, 06 e 07 de fevereiro de 2026
Local: Centro Cultural da UFG (CCUFG) – Setor Universitário, Goiânia
Entrada: gratuita
Acessibilidade: intérprete de Libras, audiodescrição em todos os espetáculos e sessões no formato Teatro Azul