MOSTRA FOTOGRÁFICA

TJGO apresenta exposição que celebra o olhar sobre o povo Kalunga

“A Sobrevivência das Raízes” tem fotografias de Luciene Camargo e Izabel Cristina Santana e Corrêa

A Pinacoteca Desembargador Camargo Neto, no térreo do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), recebe, a partir de segunda-feira (17), a exposição “A Sobrevivência das Raízes”. A mostra organizada pela Assessoria Cultural do TJGO tem fotografias de Luciene Camargo e Izabel Cristina Santana e Corrêa e celebra o olhar sobre o povo Kalunga.

Conforme o Judiciário, a exposição, disponível para visitação do público de 8h às 17h, até 17 de dezembro, reúne registros realizados durante as expedições do projeto Raízes Kalungas – Justiça e Cidadania, em Cavalcante, norte do Estado. “As imagens revelam a força e a delicadeza das comunidades quilombolas Kalungas, destacando o cotidiano, as tradições e os rostos de um povo que resiste e floresce em meio à Chapada dos Veadeiros”, informa o tribunal.

Segundo a servidora do TJGO Luciene Camargo, uma das autoras da mostra, “essas fotos nasceram do encontro entre o olhar sensível e o compromisso social. Cada registro é uma tentativa de traduzir o que vimos e sentimos ao lado dos Kalungas: a dignidade, a ancestralidade e o sentido profundo de pertencimento à terra”.

Já Izabel Cristina Santana e Corrêa, fotógrafa e parceira de Luciene na mostra, disse que “fotografar em Cavalcante foi mais do que documentar, foi reconhecer histórias que precisam continuar sendo contadas. O Raízes Kalungas nos ensinou que comunicar também é uma forma de proteger”. A abertura oficial acontece na próxima segunda-feira, às 16h.