Edward Madureira encontra Lula para propor construção de bancada da Educação

Ex-reitor entregou documento com assinatura de pré-candidatos em prol da áreas, para dimunir retrocessos dos úlimos anos

Edward Madureira se encontra com Lula e quer construir bancada da Educação (Foto: Arquivo Pessoal - Divulgação)

O ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira (PT), entregou um manifesto com mais de 60 assinaturas para o pré-candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva durante encontro ocorrido em Minas Gerais na tarde de quarta-feira (12). A intenção é formar um movimento para construção de uma bancada da Educação no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas dos estados.

A entrega do manifesto aconteceu durante evento organizado pela Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), entidade que Edward Madureira foi dirigente na Universidade Federal de Juiz de Fora.

Edward Madureira, que é pré-candidato a deputado federal, aponta que a ideia é ter grupo de parlamentares, tanto no Congresso Nacional, quanto nas assembleias, para defender questões próprias da Educação.

“Por exemplo, o Plano Nacional de Educação, que foi aprovado por aclamação no Congresso em 2014, foi completamente desfigurado por emenda constitucional. A questão da autonomia das universidades, com a lista tríplice; o Programa Nacional de Assistência Estudantil, que apoia estudantes carentes, não há lei para isso. Sem contar carreira para professores de Educação Básica…”, diz.

Bancada

O ex-reitor aponta que para defender esses temas é preciso construir uma bancada sólida voltada para a defesa da Educação. A intensão dele é formar uma rede de apoio a pelo menos 80 pré-candidatos — 20 dos quais ainda não assinaram o documento entregue ao ex-presidente — em 17 estados, formada por ex-reitores, pesquisadores, professores e lideranças. O objetivo é que pelo menos 15 sejam eleitos para deputado federal.

Neste sentido, a entrega do manifesto para Lula visa fortalecer o movimento.