Elias Vaz questiona proposta do governo estadual sobre alterações na região metropolitana

Vereador apresentou requerimento pedindo uma audiência pública sobre o assunto

O vereador Elias Vaz (PSB) apresentou, na sessão desta quarta-feira (1º), na Câmara Municipal, um requerimento pela realização de uma audiência pública sobre o anteprojeto de autoria do governo estadual que prevê alterações na Região Metropolitana de Goiânia. Ele acredita que o assunto deva ser debatido pelos entes municipais, e não pelo Executivo estadual.

De acordo com Elias, o governo pretende promover alterações no que tange à composição da região metropolitana, ao transporte coletivo e ao uso do solo. Outra proposta é a formatação de um novo Consigo de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Goiânia.

“O governo do Estado tem que respeitar a autonomia dos entes federados e para a construção de uma lei como essa tem que minimamente discutir com a sociedade e os entes que vão participar desse processo, que são os municípios. Goiânia ficou de fora dessa discussão”, reclamou.

No documento, assinado também pela Dra. Cristina (PSDB) e por Jorge Kajuru (PRP), o vereador argumenta que a audiência “é de extrema importância, visto que os interesses do Município estão em jogo”. “A audiência pública vai ser no sentido de provocar o debate porque não vamos aceitar a cidade de Goiânia ser inserida em regras, inclusive de uso do solo, sem ser consultada. O Conselho Metropolitano é importante, mas ele tem que partir de baixo para cima. Ou seja, com a participação dos municípios, não como imposição do governo do Estado”, concluiu