Em Anapolis, pacientes denunciam demora em atendimento na UPA

Reclamações envolve demora e quantidade de pessoas na fila de espera para atendimento na unidade. Secretaria diz que atendeu muitos casos complexos

Unidade de pronto atendimento Dr Alai Mafra (Foto: Reprodução)
Unidade de pronto atendimento Dr Alai Mafra (Foto: Reprodução)

Pacientes da Unidade de Pronto Atendimento em Anápolis (UPA) Vila Esperança reclamam da demora no atendimento nesta quarta-feira (24). Ao Mais Anápolis, Solange Figueiró encaminhou um áudio pedindo ajuda.

“Tem gente que chegou aqui às 10 da manhã, muita gente aqui aguardando atendimento enquanto médicos não nos atendem, queria saber o porquê dessa demora”, explicou Figueiró em mensagem encaminhada às 15h25.

Solange ainda disse que se encontra na unidade com a filha desde as 11h de hoje, e esperava até as 15 para fazer exames que o médico pediu.

Secretaria responde

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que “A UPA Dr. Alair Mafra vem mantendo atendimento regular e dentro do prazo estipulado pelo SCRAN. Neste exato momento, o maior tempo de espera é de 2h40min, já tendo sido atendidos, até o momento, 189 pacientes na UPA.”

A secretaria ainda diz, que desde as 07:00 do dia de hoje, com inúmeros casos de maior complexidade que demandam tempo em consulta acaba consequentemente por aumentar o tempo de espera de casos menos graves, cujo tempo em protocolo seria de 3 horas, com possibilidade de extensão do tempo até 5 horas, a depender do fluxo e volume de pacientes.

A porta de atendimento da UPA, no dia de hoje, conta com 4 clínicos, 2 ortopedistas e 2 cirurgiões em atendimento, além de um médico para atendimento aos pacientes internados e um médico exclusivo para sala vermelha.”