Em Brasília, goianos conquistam 180 medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê

Atletas de diversas cidades, do projeto Construindo Campeões, voltaram com a mala cheia de medalhas

Atletas de karatê perfilados na AABB
Cerca de 300 atletas goianos disputaram a competição na AABB, em Brasília. Foto: Comunicação - Seel

O Campeonato Brasileiro de Karatê, organizado pela Confederação Nacional de Karatê do Brasil (CNKB), foi encerrado com um show de medalhas para os atletas goianos. Cerca de 300 deixaram o estado de Goiás e foram para Brasília, onde competiram entre os dias 2 a 5 dezembro e ficaram com 180 medalhas. Todos eles fazem parte do projeto Construindo Campeões.

O torneio foi realizado na AABB, em Brasília, e contou com disputas no Kata (formas, com apresentação individual dos competidores) e Kumitê (combate). Foram 59 medalhas para Valparaíso de Goiás (18 ouros, 13 pratas e 28 bronzes), 26 para atletas de Anápolis (12 ouros, nove pratas e cinco bronzes), 44 de Águas Lindas (quatro ouros, 14 pratas e 26 bronzes), 40 de competidores de Novo Gama (seis ouros, oito pratas e 26 bronzes) e 11 para os caratecas de Goiânia (um ouro, três pratas e sete bronzes).

“O Construindo Campeões fechou o ano com chave de ouro. Tivemos todo suporte do Estado, que bancou a inscrição, transporte e equipamentos (kimonos e luvas) dos nossos atletas. Pudemos ver a qualidade do nosso projeto comparando com o de outros estados que estiveram presentes, como Pará e Santa Catarina. Fomos bastante elogiados por diversas pessoas, que buscaram saber mais sobre nosso trabalho”, celebrou o Gerente de práticas saudáveis da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, Mário Kanashiro.

O projeto Construindo Campeões está presente em 33 municípios de Goiás, com cerca de 3.500 alunos matriculados, após ter sido criado em 2019. Com isso, são oferecidas aulas de karatê, judô, wrestling e jiu-jitsu (a partir de janeiro também com taekwondo) para crianças e adolescentes de baixa renda, que recebem materiais como kimonos e luvas.