Enfermarias que tratam crianças com Covid estão 100% ocupadas há seis dias em Goiás

A lotação máxima das enfermarias da rede estadual ocorre desde o dia 12 de janeiro

As enfermarias públicas que atendem crianças diagnosticadas com Covid estão 100% ocupadas em Goiás há seis dias. (Foto ilustrativa: Secom/Goiânia)
As enfermarias públicas que atendem crianças diagnosticadas com Covid estão 100% ocupadas em Goiás há seis dias. (Foto ilustrativa: Secom/Goiânia)

As enfermarias públicas que atendem crianças diagnosticadas com Covid estão 100% ocupadas em Goiás. O dado consta nos indicadores disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), na manhã desta segunda-feira (17). A lotação máxima na rede estadual ocorre desde o dia 12 de janeiro. No caso das UTIs Covid pediátricas, a taxa é de 52%.

Conforme expõem os índices, atualmente 29 leitos de enfermaria são destinados para o tratamento de crianças que foram contaminadas pelo novo coronavírus. Todos eles estão no Hospital de Urgência Governador Otávio Lage Siqueira (Hugol), na região Noroeste de Goiânia.

Deste total, 14 estão ocupados e 15 estão bloqueados, segundo a SES. Os bloqueios ocorrem em caráter temporário, devido à manutenção, desinfecção e preparo da unidade para uma nova internação. Além disso, o leito também pode ficar bloqueado, pois a vaga já foi autorizada e a unidade aguarda a chegada do paciente.

Ocupação máxima de enfermarias que tratam crianças com Covid já dura seis dias

Segundo dados extraídos do painel eletrônico da SES, a ocupação máxima de enfermarias públicas que tratam crianças com Covid já dura seis dias. Desde 12 de janeiro, a taxa é de 100%.

O aumento expressivo de tais internações ocorre desde a última quinzena de dezembro. A taxa subiu de 75% no dia 15 de dezembro de 2021 para 90% no dia 21 do mesmo mês e ano. A partir daí, o índice passou a ficar acima de 95%.

Nesta segunda-feira (17), cidades goianas iniciaram a vacinação de crianças contra a Covid-19. Em Goiânia, a imunização ocorre em 15 pontos.

Covid-19: ocupação de UTIs e enfermarias para adultos

Ainda de acordo com os dados da SES-GO, a taxa de ocupação das UTIs públicas destinadas a adultos com Covid é de 83%. No caso das enfermarias, esse índice é de 60%.

Com relação à rede privada, a taxa de ocupação é de 48,65% e a de enfermaria Covid está em 24%.