Dia Mundial do Rock

13 mulheres para ouvir no Dia Mundial do Rock

Essas moças, muitas vezes, provaram ser melhores que os barbados na guitarra, conquistando respeito, legião de fãs e elogios da crítica

Se quando você fala de rock pensa em um bando de barbado gritando, tente novamente. No Dia Mundial do Rock, comemorado nesta quinta-feira (13), o Mais Goiás fez uma seleção de 13 mulheres que muitas vezes provaram ser mais talentosas que os homens com uma guitarra na mão.

Nesta lista, iremos de Joan Jett a Pitty. Passaremos pelo rock psicodélico de Janis Joplin, o comercial de Alanis, Hayley Williams e Pat Benatar e até mesmo o metal de Doro Pesch.

Joan Jett

Eleita pela Rolling Stone a 67ª melhor guitarrista de todos os tempos e constantemente citada como a Rainha do Rock, Joan Jett atingiu seu auge durante a década de 1970 com a banda The Runaways. Depois de se separarem, ela seguiu carreira solo e alcançou sucesso mundial com o hit I Love Rock N Roll. Ah, e vale destacar que, após ter seu álbum rejeitado por 23 gravadoras, Joan Jett foi a primeira mulher a ter sua própria gravadora.

Joan Jett - I Love Rock And Roll

Doro Pesch

Eternamente conhecida como a Rainha do Metal, Doro foi uma das poucas vocalistas de metal da década de 1980. A cantora foi uma das responsáveis pela expansão deste gênero musical no mercado europeu. E, rejeitando o título de sex symbol, ganhou respeito e uma sólida base de fãs deste nicho fonográfico. Ela esteve à frente da banda Warlock e foi obrigada a deixar de usar o nome do grupo por questões jurídicas. De lá para cá, lançou-se em carreira solo apesar de seu repertório ainda ter sucessos de outrora.

Doro - Metal Tango (Live in Germany 1993)

Tarja Turunen

Tarja foi a primeira vocalista da banda de metal sinfônico Nightwish e esteve à frente do grupo de 1996 a 2005. Agora, ela segue em carreira solo, misturando seu vocal lírico com guitarras pesadas e servindo de inspiração para uma nova saga de vocalistas, como Amy Lee do Evanescence. Ela é apontada por Doro Patsch para ter seu posto de Rainha do Metal.

Nightwish - Nemo [OFFICIAL VIDEO]

Janis Joplin

Com uma voz bem característica, Janis Joplin foi uma das mais bem sucedidas vocalistas da década de 1960. Ela foi coroada como a maior cantora de blues e soul da sua geração e conseguia levar o rock psicodélico para outro nível. Entretanto, o sucesso de Janis foi rápido pois a cantora morreu em 1970 devido a uma overdose de heroína.

Janis Joplin- Piece of my heart

Amy Lee

Foi cantando Bring Me To Life que Amy Lee despontou nos charts de todo o mundo com sua banda Evanescence. A voz lírica desta cantora casou-se bem com a melodia pesada do grupo e eles ganharam sua notoriedade em 2003 com o disco Fallen, que bebeu da fonte do Nightwish ao fazer um rock comercial com uma roupagem gótica.

Evanescence - Bring Me To Life (Official HD Music Video)

Rita Lee

A nossa Rainha Brasileira do Rock é uma das mulheres mais influentes do nosso país. Lee foi pioneira neste gênero musical por aqui. Ela ousou ao mulher e cantar rock; e ao cantar rock e experimentar outros estilos. Ao longo da carreira, ela flertou com a psicodelia, o tropicalismo, o pop, a bossa nova, o MPB, a disco, o new age,… Rita criou um estilo próprio híbrido, melodicamente e liricamente. Além de estilo, tem uma personalidade só sua, inconfundível.

https://www.youtube.com/watch?v=xPyDwTxDGmQ

Pat Benatar

Pioneira no rock norte-americano, Pat quebrou barreiras ao ser a primeira mulher solo a aparecer na MTV. Benatar ganhou o Grammy Awards quatro vezes, tem dois álbuns multi-platina, cinco de platina, três de outro e cinco hits no Top 10 da Billboard Hot 100, parada musical mais importante dos Estados Unidos.

Pat Benatar "HEARTBREAKER" Live

Pitty

Essa baiana apareceu na cena musical brasileira quando o rock estava em alta e era dominado por bandas masculinas: Detonautas, CPM 22 e Charlie Brown Jr. Com seu primeiro disco, Admirável Chip Novo, ela chamou a atenção por suas declarações polêmicas, letras que questionavam comportamentos sociais e visual de menina rebelde, surfando da crista de artistas pop como Gwen Stefani e Avril Lavigne que faziam algo parecido. Pitty, entretanto, mostrou ao longo dos anos que não era “pop com maquiagem rock” e hoje se consolidou como uma das melhores representantes do gênero musical no Brasil contemporâneo.

Pitty - Anacrônico (Clipe Oficial)

Alanis Morissette

Foi com o álbum Jagged Little Pil, de 1995, que o mundo descobriu o que uma pessoa criativa com rancor pode fazer. Este disco lançou Alanis Morissette no mercado internacional, misturando rock, grunge e pop com páginas de um diário cheio de sentimentos raivosos. A cantora tornou-se uma referência contemporânea para vocalistas que vieram nos anos seguintes. Desde o lançamento deste disco, ela colecionou 7 Grammys e vendeu mais de 75 milhões de cópias ao redor do mundo.

Alanis Morissette - You Oughta Know (Official 4K Music Video)

Hayley Williams

Partindo para um rock mais comercial, Hayley Williams está à frente da banda Paramore desde 2004. À época, ela ficou conhecida como a “musa” do movimento emo com suas canções emotivas e sua marca registrada: o cabelo laranja. Ao longo dos anos e o amadurecimento do grupo, Hayley passeia pelos sub-gêneros do rock, trabalha outros temas em suas letras e já não usa seu cabelo colorido.

Paramore: Ain't It Fun [OFFICIAL VIDEO]

Courtney Love

“Eu quero que todas as mulheres do mundo peguem uma guitarra e gritem”, disse Courtney Love sobre a sua influência no cenário musical. A viúva de Kurt Cobain é uma das referências do rock alternativo da década de 1990, à frente da banda Hole. Apesar de ter uma vida pessoal conturbada, lidando com abuso de drogas e a morte do vocalista da Nirvana, seus álbuns Live Through ThisCelebrity Skin a colocaram como uma musicista competente e aclamada pela crítica. Ela também foi vista como uma atriz promissora e ganhou alguns prêmios como tal.

Hole - Celebrity Skin (Official Music Video)

Debbie Harry

À frente do grupo Blondie, Debbie Harry tornou-se uma das mais conhecidas mulheres do rock da década de 1970. A banda misturou pop, rock, new age e disco, ganhando notoriedade com o álbum Parallel Lines, em 1978 (projeto que é considerado um dos 1001 discos para se ouvir antes de morrer). Até 2008, o disco vendeu mais de 20 milhões de cópias ao redor do mundo. Debbie e o restante da banda estão no Rock And Roll Hall Of Fame e ainda na ativa.

Blondie - Hanging On The Telephone

The Donnas

Seguindo os moldes de The Runaways, as meninas do The Donnas bombaram no início dos anos 2000 com um rock adolescente rebelde e agressivo. Com o passar do tempo, as meninas conseguiram amadurecer seu som, incluindo elementos do rock clássico e tirando a dosagem de variação hormonal da adolescência. Porém, depois de oito discos, o grupo se separou em 2009.

The Donnas - Take It Off (Official Video)

Ouça os maiores sucessos dessas mulheres do rock na nossa playlist: