Academia de Cinema anuncia finalistas para representar o Brasil no Oscar 2026; veja
Entre os selecionados está “Oeste Outra Vez” do cineasta goiano Érico Rassi

A Academia Brasileira de Cinema divulgou nesta segunda-feira (8) os seis filmes finalistas que concorrem à indicação do Brasil para a categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026. O longa escolhido será anunciado em 15 de setembro, após deliberação da comissão de seleção.
Entre os selecionados está “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, estrelado por Wagner Moura, vencedor dos prêmios de Melhor Diretor e Melhor Ator no Festival de Cannes. Outro título em evidência é “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro, que recebeu o Urso de Prata – Grande Prêmio do Júri, na 75ª edição do Festival de Berlim.
Já “Oeste Outra Vez” é um longa dirigido e roteirizado pelo cineasta goiano Érico Rassi. Rodado na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, o filme venceu o Festival de Gramado. A produção traz no elenco nomes de peso como Babu Santana e Ângelo Antônio e se destaca pela sua abordagem do gênero faroeste.
Em 2025, o Brasil conquistou seu primeiro Oscar com “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres. O longa também acumulou vitórias em premiações como o Globo de Ouro, o Festival de Veneza e os Prêmios Goya.
Finalistas ao Oscar 2026
- Baby – Marcelo Caetano
- Kasa Branca – Luciano Vidigal
- Manas – Marianna Brennand
- O Agente Secreto – Kleber Mendonça Filho
- O Último Azul – Gabriel Mascaro
- Oeste Outra Vez – Erico Rassi
O Oscar 2026 acontece em 15 de março e os indicados serão anunciados em 22 de janeiro.