Após ser duramente criticada este ano por sua falta de diversidade, a Academia, instituição que confere o Oscar nos EUA, acaba de adicionar novos membros para ter ranques mais diversos.
E não é para menos após Will Smith, Spike Lee e Jada Pinkett-Smith boicotaram a cerimônia deste ano e do próprio apresentador do Oscar, Chris Rock, dedicar todo o seu monólogo de abertura à falta de negros na premiação.
A renovação pegou muita gente de surpresa, especialmente por ter muitos artistas jovens no meio, como a vencedora do Oscar de Melhor Atriz deste ano Brie Larson, o ex-Homem-Aranha Andrew Garfield, Emma Watson de Harry Potter e John Boyega da nova trilogia Star Wars.
Entre os nomes, alguns se destacam, como os Idris Elba, Tom Hiddleston, Tina Fey, Ice Cube, Lana e Lili Wachowski, Park Chan-Wook e muitos outros. São 683 novos membros, sendo o mais jovem com 24 anos (Boyega) e o mais velho com 91.
E a diversidade salta aos olhos: dos novos membros, 46% são mulheres e 41% são de pessoas não-brancas. Há grande variedade de países também, com novos membros de 59 países diferentes.
Como era a Academia antes: 92% branca e 75% masculina. Como estes membros antigos vão permanecer, o efeito total ainda será pequeno: 27% de mulheres e 11% de pessoas não-brancas. Mas né, pequenas vitórias.