ASSISTA

Brasileira eliminada do ‘Big Brother’ Portugal relata xenofobia após conflito no programa; vídeo

Ana Catharina conta que participante portuguesa imitou seu sotaque brasileiro durante uma discussão

A brasileira Ana Catharina, de 34 anos, foi eliminada do reality show Big Brother Verão, exibido em Portugal, na última segunda-feira (21). A saída ocorreu após um conflito com a participante portuguesa Catarina Miranda, que imitou o sotaque brasileiro durante uma discussão dentro da casa.

O episódio foi registrado por câmeras do programa e ganhou repercussão nas redes sociais. No vídeo, Ana reage à ironia da colega subindo em uma cadeira e pedindo que ela repetisse a zombaria.

Após o confronto, o público optou por eliminar Ana Catharina do reality. Desde então, segundo a ex-participante, ela tem recebido diversas mensagens com teor xenofóbico.

“O meu sotaque brasileiro foi satirizado no reality show português que eu acabei de participar e, para meu espanto, a concorrente que fez isso comigo não recebeu nenhum tipo de sanção e o resultado foi que quando as imagens vieram à tona, eu fui expulsa pelo público que paga para votar”, afirmou Ana em um vídeo publicado nas redes sociais.

“Desde então tenho recebido inúmeras mensagens xenofóbicas na rua e nas minhas redes sociais. A principal mensagem é ‘volta para a tua terra’. E também relativizando o que aconteceu”, continuou. “É muito fácil para quem não é brasileiro e vive em Portugal relativizar uma situação tão grave como a gozação do sotaque. A discriminação muitas vezes aparece de forma muito sutil.”

Assista

LEIA TAMBÉM
Esposa de Lincoln, ex-Bragantino, sofre xenofobia e agressão física em Portugal; jogador tentou intervir

Brasileira diz ter sido alvo de xenofobia em corrida de Uber em Portugal