Cinema

Crítica: Os Segredos Que Guardamos | Amazon Prime

Na história de “Os Segredos Que Guardamos”, Maja (Noomi Rapace) está reconstruindo sua vida em…

Na história de “Os Segredos Que Guardamos”, Maja (Noomi Rapace) está reconstruindo sua vida em Nova York ao lado de marido Dobie, anos após a traumática Segunda Guerra Mundial. Quando Maja encontra um homem estranhamente familiar, ela começa a ficar obcecada achando que ele era um dos guardas do campo de concentração onde ficou durante a guerra. Diante disso, Maja sequestra o sujeito e o mantém preso em seu porão até ele confessar ser um nazista.

Essa historinha de se vingar ou confrontar o vizinho nazista nos EUA não é muito nova em Hollywood. Me lembro agora de “O Aprendiz” com Ian McKellen lançado em 1998, e mais recente o seriado “Hunters”, do Amazon Prime e com Al Pacino no elenco. Mas como sou um defensor ávido da maneira como se trabalha o clichê – não me importando com o clichê em si -, ter uma história já contada de um jeito ou de outro anteriormente não é o problema. Tudo está no desenvolvimento.

“Os Segredos Que Guardamos” consegue tornar uma vingança contra nazistas algo completamente desinteressante, chato e sem um pingo de suspense ou emoção. Primeiro: as intenções da protagonista são pouco convincentes e superficiais. Segundo: não há tensão ou suspense em torno do mistério e das consequências seja dos atos do passado, ou dos próprios atos impulsivos da protagonista. E terceiro: nem se visto como bobagem gore o longa acerta.

The Secrets We Keep/EUA – 2020

Dirigido por: Yuval Adler

Com: Noomi Rapace, Joel Kinnaman, Chris Messina…

Sinopse: Maja está reconstruindo sua vida junto com seu marido Dobie em Nova York após a Segunda Guerra Mundial. Quando eles encontram um homem estranhamente familiar, sua vida começa a se desfazer. Eles se perguntam, este poderia ser o oficial que foi um dos seus principais torturadores em Birkenau anos atrás.